Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Qualidade de vida é não ficar parado

Como o cardápio ideal pode contribuir para uma vida mais saudável<br>Foto: Camila Pissaia/Sesc
Como o cardápio ideal pode contribuir para uma vida mais saudável
Foto: Camila Pissaia/Sesc

Muitas pessoas pensam duas vezes antes de dedicar-se seriamente a uma atividade física. Para essas pessoas, um aviso: deste mês não passa! Grande parte das programações do Sesc Santo Amaro estão voltadas para o projeto Movimente-se com Saúde. Serão inúmeras atividades físicas, além de palestras, experimentações, avaliações diversas e bate papo com profissionais da área de saúde que reafirmam: atividade física feita regularmente é fundamental ao bem-estar do corpo humano e indicada a qualquer pessoa.

Pensando nisso, durante todo o mês de agosto, será possível aprofundar-se neste tema, considerando a importância da prática saudável de esportes e exercícios, como melhora da saúde física, mental, pensando ainda no ganho da qualidade de vida de cada um. Vai ficar de fora dessa?

Entre as inúmeras programações previstas, o bate-papo com a professora e nutricionista Mirtes Stancanelli sobre “O Tempero na Saúde Esportiva”, que abriu o calendário das atividades. Mirtes é especializada em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Escola de Medicina - Unifesp/EPM, 1994) e Mestre em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Atualmente coordena o Departamento de Nutrição da Seleção Brasileira de Basquete e é Diretora do Grupo Minian Educação e Qualidade de Vida.

Ela transmitiu dicas importantes como, por exemplo, que os alimentos ideais para serem ingeridos antes das atividades físicas são os que não provocam picos de insulina ou desconforto durante os treinos. De modo geral, os ideais são os que pertencem à linha dos cereais como os integrais; também estão dentro deste grupo: torrada, pão, bolacha ou barra de cereais, além de frutas como maçã ou banana. É importante atentar para a quantidade ingerida, o suficiente para os primeiros 40 ou 50 minutos de treino.

Mirtes passou uma receita “turbo”, como ela mesma chama, de um shake para ser consumido depois dos exercícios, a mistura é capaz de recolocar em pequenas quantidades carboidratos, lipídios e proteínas, além de vitaminas e minerais:

Shake Turbo – Pós Exercícios Físicos
Ingredientes:
- calda de cana
- mel
- suco de milho ou de frutas
- açaí
- couve ou qualquer outra folha
- gengibre ou maça (anti-inflamatórios)
- óleo de fígado de bacalhau ou castanhas, sementes (gergelim ou girassol)
- suplemento de proteína isolada (opcional)

Bata tudo no liquidificador e sirva em um copo de 200 a 400ml após o término da atividade física.

Sobre suplementos alimentares, ela reforça que são elementos estratégicos na alimentação. Basicamente devem sim ser utilizados por atletas profissionais ou mesmo por quem realiza intensa atividade física como 2 ou 3 períodos de treino/dia, 5 vezes por semana. Nestes casos, é muito difícil que somente os alimentos atendam todas as necessidades do organismo, por isso a suplementação cumpre bem esse papel. Para outros casos, é importante avaliar a real necessidade do consumo.

Sobre o acompanhamento de atletas de alto rendimento, Mirtes coordena a nutrição de diversos profissionais incluindo atletas da Confederação Brasileira de Basquete, bem como de atletas olímpicos e nos conta que é feito um monitoramento através de avaliações que incluem composição corporal, exames laboratoriais que avaliam o estado nutricional e sintomas de desnutrição de cada atleta, além de um histórico do hábito alimentar de cada um. De acordo com a interpretação que é feita de tudo isso, a equipe de Mirtes elabora cardápios padronizados e específicos para serem seguidos por cada indivíduo de acordo com as reais necessidades identificadas para cada um.

Confira abaixo, outras questões respondidas pela nutricionista e aproveite para entrar no clima das próximas programações do projeto Movimente-se com Saúde:

Como a nutrição esportiva pode contribuir na melhora do desempenho e recuperação de quem pratica atividade física regularmente?
Mirtes: Contribui na diminuição do processo inflamatório que acontece na atividade física. Existem vários alimentos que podem equilibrar esse processo, recuperar também a energia e melhorar a performance que está atrelada a qualidade de vida. A atividade física exige reservas energéticas e o uso de muitos nutrientes do organismo, que precisam ser repostos. Uma alimentação saudável ao longo do dia contribui para refazer essas estruturas e proporciona novamente o equilíbrio do corpo.

De modo geral, as pessoas sabem identificar quais os grupos de alimentos que contêm proteínas, carboidratos ou cereais que estão consumindo? É importante saber fazer esta identificação na hora de escolher um cardápio mais saudável?
Mirtes: Normalmente as pessoas não conseguem identificar. Por exemplo, se você tem um grupo de cereais, este grupo contém uma série de alimentos, como batata, macarrão, arroz, biscoito, aveia, mas existem muitos outros alimentos que também contemplam esse grupo e são fonte de carboidratos e também de vitaminas do complexo B, minerais, fibras e assim por diante. É fundamental conhecer os nutrientes que estão dentro dos alimentos, pois o corpo possui algumas necessidades que só poderão ser atendidas por meio do conhecimento. Saber que você deve evitar determinados alimentos ou que é necessário realizar 6 refeições/dia, isso toda mídia informa, não precisa de nutricionista para o básico. Porém, para diminuir o conteúdo de ácidos graxos da córnea é necessário entender qual alimento deve ser ingerido para conseguir esse resultado e isso você só alcança com o conhecimento. Neste exemplo, o peixe cumpre muito bem esse papel.

Existe um cardápio específico que pode ser sugerido de acordo com a prática da atividade física? Por ex: para um ciclista, corredor, triatleta, nadador, para quem faz academia, etc.
Mirtes: Sim, existem algumas ênfases nutricionais, por exemplo para o triatlhon é importante ficar atento à hidratação pois o gasto é muito maior do que em uma sala de musculação. Ficar atento ao desgaste de proteínas e vitaminas pois o estresse oxidativo é maior para quem tem muitos gastos aeróbicos. Teoricamente alguns desportos devem ter mais cuidados e outros menos.

Para finalizar, Mirtes ainda deixou uma super dica para quem tem dificuldade em conciliar sua rotina com um cardápio saudável: aproveitar todos os momentos que vão além dos restaurantes de comida rápida ao lado do escritório, por exemplo, ingerir em períodos como café da manhã, jantar ou aos finais de semana, alimentos extremamente saudáveis que possam compensar esse outro lado. Também pode elaborar pequenos kits para ter sempre consigo como frutas desidratadas, castanhas, sementes, lanches pequenos e saudáveis ou até mesmo um cookie ou uma bolacha integral. Deste modo o impacto é menos prejudicial evitando doenças degenerativas, colesterol alto e inflamações.

Algumas atividades do Movimente-se com Saúde terão transmissão ao vivo. Você pode acompanhar pelas redes sociais do Sesc Santo Amaro: facebook.com/sescsantoamaro ou twitter.com/sescsantoamaro

o que: Movimente-se com Saúde
quando:

de 1 a 31/agosto
confira também última atividade (Triathlon Indoor) em 1/setembro

onde:

Sesc Santo Amaro | Rua Amador Bueno 505, Santo Amaro

 

Galera do pedal marcou presença nos dias 03 a 04/08 na Unidade Santo Amaro

Camila Pissaia/Sesc