Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Oficinas de Criatividade: Uma tradição além da arquitetura

Foto: Marco Antônio
Foto: Marco Antônio

Com inscrições que se iniciam em 6/agosto, as Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia se consolidam como um dos mais relevantes espaços de ensino de arte livre no Brasil

Se o projeto arquitetônico que Lina Bo Bardi elaborou marca a identidade do Sesc Pompeia, se tornando uma das mais evidentes tradições da unidade, também desde 1982 as oficinas de criatividade têm desempenhado esse papel.  Mais do que um espaço físico que nasceu junto com o projeto da “cidadela da liberdade”, lá é um local de convivência e troca conhecimento acerca do processo criativo.

Já enunciava Lina que “o contato com produtores culturais e com suas realizações, além de ser um valor em si mesmo, constitui o primeiro passo para que as pessoas comuns, engajadas em diferentes profissões e atividades se transformem, elas também, em produtores culturais”.

Formadas por uma série de ateliês de artes visuais, onde acontecem os cursos, as oficinas acompanham o Pompeia desde seu surgimento e cumprem essa proposta. Com cursos semestrais e abertos tanto a associados como a usuários externos, elas servem de espaço para a sensibilização das potencialidades artísticas dos alunos e flertam entre as artes visuais e o artesanato.
Desenho, pintura, encadernação, ilustração, tecelagem, desenho animado e animação em 2D são apenas alguns dos vários exemplos desses cursos que se dividem nas seguintes áreas: técnicas mistas, fotografia, xilogravura, artemídia, arte têxtil, cerâmica, gravura e história e teoria da arte. Muitos deles foram e ainda são ministrados por renomados artistas, como Evandro Carlos Jardim, Lourenço Mutarelli, Carla Caffé, entre outros.

Os resultados das produções dos alunos se espalham pelos corredores dos ateliês e não é cena rara se deparar com exposições de bonecos de papel machê reproduzindo formas humanas ou gravuras feitas por eles. “Há cursos voltados principalmente para a produção de obras utilitárias, mais próximas do artesanato. Ainda assim, aqui o que interessa é se essas produções forem compreendidas a partir do ponto de vista da expressão pessoal. Se a pessoa reflete e se expressa por aquilo que ela produz, é o que realmente importa”, comenta Guilherme Leite, coordenador das Oficinas de Criatividade.

Em 2012, o número de vagas das oficinas dobrou. Atualmente, são oferecidas 1260 vagas em 54 cursos regulares. “O que desejamos é potencializar o uso dos ateliês da unidade, para dar a oportunidade de que mais indivíduos descubram suas habilidades artísticas”, acrescenta Guilherme.

A partir dos 16 anos, já é possível participar de um dos cursos. Alguns deles são gratuitos e outros apresentam uma mensalidade cujo valor varia entre 60 a 164 reais para o público em geral.

Você pode clicar aqui para conferir a programação completa e os dados necessários para se inscrever em um dos cursos.

Fotos relacionadas