Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A audácia concreta de Luiz Saciolotto

Obras de Luis Sacilotto expostas<br>Foto: Nathy Silva
Obras de Luis Sacilotto expostas
Foto: Nathy Silva

No Sesc Santo André até dia 11/agosto, Audácia Concreta traz colagens e serigrafias do artista andreense

Responsável pela introdução do movimento concretista no Brasil ao lado de nomes como Geraldo de Barros, Waldemar Cordeiro e o extinto Grupo Ruptura, Luiz Sacilotto é um expoente na história brasileira das artes. Autor de uma arte comprometida com soluções geométricas, Sacilotto subverte a rigidez do suporte bidimensional ao explorar efeitos ótico-cinéticos em suas construções, conferindo ritmo, movimento e volume a composições estáticas.

Com curadoria de Fernanda Lopes e Rodrigo Silva e participação de Valter Sacilotto, filho e guardião do acervo do artista, Audácia Concreta homenageia o artista no ano em que se completam 10 anos de seu falecimento. A exposição foi inaugurada em maio, quando também foi lançada a série de produtos culturais do Sesc em Obras, com itens como camisetas, bolsas, canecas, cadernetas e lápis, todos inspirados nas obras do artista.

A programação conta ainda com uma ocupação de mapping, técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas, além de oferecer um novo roteiro do Programa de Turismo Social, que contemplou visita às obras públicas do artista localizadas no ABC (cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul).

O recorte da obra exposto na Unidade, que privilegia sua produção de colagens e serigrafias, tem visitação gratuita, com acompanhamento de educadores, e pode ser conferida até domingo, 11 de agosto. Após essa data, a única obra que fica é a que foi assinada especialmente para a inauguração do Sesc Santo André, em 2002, alguns meses antes do artista falecer.

Você pode fazer um passeio virtual pela exposição aqui: