Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival traz a São Paulo o novo cinema Latino

Tanta Água: comédia uruguaia sobre relações familiares a partir do ponto de vista de uma adolescente
Tanta Água: comédia uruguaia sobre relações familiares a partir do ponto de vista de uma adolescente

Produções históricas, recentes, biográficas e independentes estão reunidas na programação do 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Durante a mostra, vários títulos inéditos no Brasil serão apresentados ao público, que também poderá participar de debates e sessões com a presença dos diretores no CineSesc, de 12 e 18 de julho.

Mais de 20 filmes estão na programação. Entre as grandes apostas da mostra está 7 Caixas Paraguaias, longa de Juan Carlos Maneglia premiado como Melhor Filme no Festival Internacional de Brasília - e o mais assistido da história do Paraguai. Outro longa que merece atenção é Tanta Água, das uruguaias Ana Guevara e Letícia Jorge, uma comédia sobre relações familiares e afetivas contada a partir do ponto de vista de uma adolescente em férias. Essa produção conquistou o prêmio da crítica em Cartagena de Indias (Colômbia), o prêmio de melhor obra de diretor estreante em Guadalajara (México) e o grande prêmio do júri em Miami (EUA).

Os filmes brasileiros também têm lugar garantido na tela do CineSesc durante o Festival. Jardim Europa é o primeiro longa-metragem do diretor Mauro Baptista Veddia, e aborda uma família decadente moradora no famoso bairro paulistano que, apesar da falta de dinheiro, não abandona o status do local.

Um tributo a Amácio Mazzaropi (1912-1981), tido como o maior ator cômico do cinema brasileiro é o tema do documentario Mazzaropi (2013), de Celso Sabadin. Mazzaropi foi o único artista que conseguiu ficar milionário fazendo cinema no Brasil, transformando em realidade o sonho da indústria cinematográfica nacional com produções populares que foram fenômeno de público por mais de três décadas, entre eles Sai da Frente (1952), Um Caipira em Bariloche (1973), Betão Ronca Ferro (1971) e Zé do Periquito (1960).

A programação do 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo apresenta ainda a Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, com 36 curtas e médias-metragens de graduação das mais importantes instituições do gênero; além de uma edição especial do novo programa “Contraplano”, do canal SescTV e uma série de encontros e debates.

O circuito de exibição acontece no CineSesc e em mais locais de São Paulo, como o Memorial da América Latina, a Cinemateca Brasileira, e os Cinusp Paulo Emílio e Cinusp Maria Antônia.

Consulte a programação da Mostra no Cinesesc: bit.ly/festivalatino
A programação completa na cidade está no site do Festival: 8º Festival de Cinema Latino Americano

Para quem está no Facebook, a 8ª edição tem sua página com sugestões e comentários sobre os filmes programados. Para participar e/ou acompanhar os comentários, é só entrar: Facebook do Festival

 
o que: 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
quando:

de 12 a 18 de julho

onde:

CineSesc | Rua Augusta, 2075 | 11 3087-0500

ingressos:

grátis