Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Viaje pelo rock brasileiro dos anos 80

A banda Nenhum de Nós se apresenta no dia 25/julho<br>Foto: Eduardo Tavares
A banda Nenhum de Nós se apresenta no dia 25/julho
Foto: Eduardo Tavares

Projeto Ouvi no Vinil traz, em julho, Inimigos do Rei, Marcelo Bonfá & Banda e Nenhum de Nós para o Sesc Taubaté

O saudosismo de muitos faz com que a década de 80 seja lembrada por seus exageros estéticos, muita cor, penteados extravagantes e pela irreverência.  Na música mundial, o rock ganhava uma roupagem mais alegre, com o nascimento do gênero new wave.

No Brasil, a década pode ser considerada um importante momento de renovação cultural, marcada pelo surgimento do rock Brasil.

O projeto Ouvi no Vinil pretende capturar um pouco deste momento histórico e estético da música brasileira, trazendo os shows de Inimigos do Rei, Marcelo Bonfá & Banda e Nenhum de Nós.

No Brasil, os anos 80 foram marcados pelo processo de redemocratização, a ditadura militar acabou oficialmente em 1985. Esta conquista da liberdade de criação deixou a brecha necessária para que surgissem grupos de rock mais irreverentes, lista em que entra a banda Inimigos do Rei, criada em 1987 por cinco músicos originários do grupo vocal Garganta Profunda.

A crítica social e a postura rebelde, características de algumas vertentes do rock Brasil que se firmava na década, está presente no repertório do show de Marcelo Bonfá, que foi um dos fundadores da Legião Urbana em 1981, junto com Renato Russo. São de autoria de Bonfá as músicas Soldados, Vento no Litoral, Angra dos Reis e Longe do Meu Lado.

Os sucessos da banda Nenhum de Nós deram alguns tons mais melancólicos à era do rock Brasil, com os hits Camila e O Astronauta de Mármore. A banda mantém-se na ativa há 25 anos. Nas palavras de Veco Marques, que desde 1996 toca guitarra e violão no grupo, “a vontade de fazer música, se comunicar através dela e crescer como indivíduo, para mim são fundamentais para ficar tanto tempo na estrada. É como a fonte da juventude. Só quem já subiu num palco com cinco ou seis camaradas sabe o poder que isso tem”.

o que: Ouvi no Vinil
quando:

11, 18 e 25/julho

onde:

Sesc Taubaté

ingressos:

consulte a programação