Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um passeio pelas brincadeiras infantis

Foto: Marco Antonio
Foto: Marco Antonio

Programação especial encerra a exposição “Trilhas do Brincar”, que fica até 28/julho no Sesc Santo André

Você e suas crianças estão convidados a fazer um passeio por trilhas, ruas, atalhos, rios, igarapés, estradas de terra (para circular com carrinhos puxados por fios) e rotas aéreas (para as pipas). O caminho está repleto de bricadeiras: amarelinha, pião, bolinha de gude, palmas, corda, elástico, esconde-esconde e rodas cantadas são algumas delas.

Programação especial de julho

13 e 14 As mineiras Chica, Luciana e Aparecida ensinarão crianças e adultos a construir bonecas de capim. Saiba mais e veja os horários clicando aqui.
20 e 21

 

Seu Françuli, figura lendária com 72 anos nativo do sertão cearense, e o mineiro Mestre Faria constroem brinquedos voadores e ensinam as crianças a lançar o pião de chicote (diferente do pião convencional). Saiba mais e confira os horários clicando aqui.

Seu Françuli, apaixonado por tudo o que voa, fez, quando criança, sua primeira máquina voadora e, desde então, nunca mais parou de criar. Seus modelos estão expostos no Museu “A Invenção do Sertão”, localizado em Cariri, Ceará.

Ouça uma entrevista que ele deu a crianças no portal da EBC:

27 e 28

Os Trovadores do Vale, de Aruçuaí (Minas Gerais), farão duas atividades: no sábado, dia 27, eles convidam o público a participar de uma grande roda, para cantar e dançar cantigas. No dia seguinte, domingo, dia 28, o Coral dos Trovadores se apresenta, com repertório recheado de cantos de trabalho canoeiros, tropeiros, boiadeiros, lavadeiras), cantos da tradição religiosa popular (excelências, benditos, folias) e danças de roda como o vilão, contradança, tecedeira, nove e batuques. Saiba mais e confira os horários clicando aqui.

Mais

Reportagem de Neide Duarte para o SPTV - TV Globo

Sobre a exposição

O Espaço de Eventos do Sesc Santo André se transformou em um grande quintal. Brinquedos e brincadeiras das crianças de todo o Brasil ocupam seus 1.670 metros quadrados. Os visitantes são convidados a (re)criar as brincadeiras, de forma que a cultura fique em evidência por meio do colorido e do intercâmbio social.

Montada pela primeira vez no Sesc Santos, em 2011, a exposição, com curadoria de Renata Meirelles e Gabriela Romeu, assume o conceito cenográfico da estética do brincar espontâneo, que não segue ordens ou classificações lineares, permitindo a transição das crianças pelo que lhe interessa. A simplicidade, leveza e flexibilidade são traduzidas nos materiais escolhidos na construção de adereços, na composição dos espaços e na utilização dos objetos que fazem referência ao universo infantil.

Com visitação gratuita, a exposição, aberta em 19 de janeiro, já atendeu mais de 130 mil pessoas. Uma equipe de 50 educadores orientam e conduzem uma série de brincadeiras junto ao público.

Você pode ver aqui o catálogo da exposição:

 

 

o que: Exposição Trilhas do Brincar
quando:

até 28/julho

onde:

Sesc Santo André

ingressos: grátis