Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Festival e a cidade

Mira - extraordinárias diferenças sutis igualdades | Grupo de Teatro de Pernas pro Ar | Canoas - RS
Mira - extraordinárias diferenças sutis igualdades | Grupo de Teatro de Pernas pro Ar | Canoas - RS

27 companhias, 37 espetáculos, 6 diferentes países. O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal chega à sua 13ª edição trazendo à cidade 90 apresentações em 10 dias de artes cênicas - de 4 a 13 de julho

A ocupação da cidade em construção, tanto pelo público quanto pelos artistas, é o fio condutor da curadoria deste ano. Composta por Marcelo Bones, Luiz Fernando Ramos, Sérgio Luis Oliveira, Cynthia Petnys e Antônio Januzeli, a equipe curatorial mira a relação entre a realidade e a ficção e propõe que o Festival se transforme em uma obra de toda a coletividade rio-pretense.

Sebastião Martins, gerente do Sesc Rio Preto e coordenador geral do FIT 2013, acredita que o Festival contribui com aspectos essenciais para a construção de uma cidade moderna e plural. “O Festival Internacional de Teatro tem uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de uma cultura que estimula a criatividade, o senso estético e a busca pela inovação”, afirmou Martins.

Abertura
Para abrir a 13ª edição do FIT, o espetáculo convidado é o colombiano Discurso de un Hombre Decente, da companhia Mapa Teatro, apresentado no dia de 4 de julho, quinta, às 21h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. A partir da descoberta de um engajado discurso político no bolso da camisa do narcotraficante Pablo Escobar, no dia da sua morte, a trama contesta a onerosa e falida guerra colombiana contra o tráfico e reacende o tema da legalização de drogas no mundo.

Além do grupo de teatro colombiano, o FIT 2013 importa também montagens de outros países. Pelos palcos de Rio Preto passam artistas chilenos, franceses, italianos, portugueses e americanos, entre outros.

Uma das atrações mais comentadas pelo público é o espetáculo A Dama do Mar, do encenador americano Robert Wilson, com elenco exclusivamente brasileiro. A montagem será apresentada nos dias 12 e 13 de julho, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Na adaptação de Susan Sontag da obra de Ibsen, o público acompanha os conflitos amorosos de Élida, que enfrenta a mediocridade da vida doméstica e machista no mar selvagem da Noruega.

Estreia no Festival a montagem nacional Para Meninos e Gaivotas, um Voo Rasante. Integrante da categoria Criança, o espetáculo narra o caminho de autodescobertas de Gabriel em seu difícil convívio com o pai em contraponto aos mimos dos avós. A peça será apresentada nos dias 11 e 12, no Teatro do Sesi.

Atividades Formativas
Como complemento às apresentações dos espetáculos, o FIT 2013 oferece o módulo Atividades Formativas, com a proposta de discussão do teatro em suas mais variadas possibilidades. Este ano, haverá duas mesas de debate sobre temas relacionados ao universo das artes cênicas, além da realização da Oficina-Montagem Abre-Alas – PERCH Brasil, Austrália, Escócia, atividade teórico-prática do Grupo LUME, de Campinas (SP), que resgata a interação entre artistas e moradores do espaço urbano.

A 13ª edição do FIT acontece entre os dias 4 e 13 de julho em vários espaços da cidade. O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é realizado pelo Sesc São Paulo e pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Sesi – Serviço Social da Indústria. Os ingressos estão à venda na Central de Ingressos FIT no Sesc Rio Preto, no site do Festival e em todas as Unidades do Sesc em São Paulo.

o que: FIT - Festival Internacional de Teatro
onde:

Sesc Rio Preto | Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 | 17 3216-9300

ingressos:

preços disponíveis na programação