Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival de Inverno de Paranapiacaba

Estação de trem na Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Estação de trem na Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Este ano o Festival de Inverno de Paranapiacaba teve início no dia 13 de julho e segue todos os sábados e domingos até o dia 28. A programação do Sesc, que acontece no Clube União Lyra Serrano, traz, no período da tarde, shows que comemoram o centenário do poeta Vinícius de Moraes, com suas músicas em diversas vozes do repertório brasileiro;  já no início da noite, outras bandas nacionais se apresentam com as diversas vertentes do jazz. Todas as apresentações são gratuitas mas, para as atividades do Sesc, é necessário retirar ingressos 1h antes, no próprio local.

A Vila Ferroviária de Paranapiacaba está localizada a cerca de 30 km do centro da cidade de Santo André, no Alto da Serra do Mar. Construída por ingleses a partir de 1860 e inaugurada em 1867, associada à construção da São Paulo Railway - estrada de ferro que ligaria o interior do estado de São Paulo ao Porto de Santos, pertencente à RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) – a vila foi adquirida pela Prefeitura de Santo André em 2002.

Hoje, seu patrimônio tecnológico e seu entorno, composto por remanescentes da Mata Atlântica, são tombados por diversos órgãos (Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), em 1987; Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2002; e, na esfera municipal, Pelo Condephapaasa, em 2003).

Desde 2008 o local é candidato a patrimônio da humanidade pela UNESCO, constando na lista dos sítios brasileiros que o Iphan, órgão responsável pela apresentação das candidaturas do país, deverá encaminhar à entidade. 

Por essas características, a vila abriga há 13 anos o Festival de Inverno de Paranapiacaba, que é realizado pela Prefeitura de Santo André em parceria com o Sesc.