Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Enfim, adolescente!

Foto: Acervo Sesc/Thales Trigo
Foto: Acervo Sesc/Thales Trigo

"Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é considerado criança o cidadão que tem até 12 anos incompletos. Aqueles com idade entre 12 e 18 anos são adolescentes.
Com base nessa definição - e guardadas as devidas proporções - a partir do dia 22 de outubro serei adolescente!

Faço parte de uma grande família: 37 unidades do Estado de São Paulo, e a única da Zona Norte da capital. Inaugurado no dia 22 de outubro de 2005, fui construído com o intuito de suprir carências da localidade e arredores. Passei a ser um polo esportivo e de cultura, assim como um ponto de encontro, troca e sociabilização.

Mas nem sempre foi dessa maneira; a história da instituição e da região quase se confundem...

Atualmente, uma das principais vias da Zona Norte (o meu endereço) é a avenida Luís Dumont Villares, que foi construída no começo da década de 1980 para melhorar o trânsito entre as avenidas Nova Cantareira e a Ataliba Leonel. Antes disso, as ruas eram de terra e pouco movimentadas, o que fez com que a mudança causasse um estranhamento para os moradores, que passaram a ter que dividir espaço com os carros. Aos poucos, a movimentação passou a aumentar cada vez mais com a construção de uma estação de metrô e de inúmeros edifícios e estabelecimentos comerciais.

Mais de vinte anos após o surgimento da avenida, cheguei na região. O terreno, onde antes funcionava uma fábrica de tintas, poderia apresentar limitações para a construção do edifício devido às suas relativamente pequenas dimensões. Contudo, as soluções arquitetônicas encontradas conseguiram fazer com que uma área que não chega a 7 mil metros quadrados fosse capaz de comportar a minha forma de 19 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em seis pavimentos. 

Entre rampas, colunas e fachadas de vidro, consegui - de certa forma - recuperar o espaço de convivência e troca perdido com a chegada da avenida. Desde que abri as portas, abrigo a todos, visitantes cativos ou novatos, sem distinção. Cada um cria sua própria narrativa no ambiente. Tais narrativas se formaram em doze anos de vivências e reflexões, entre ações, projetos, atrações e serviços.

Com certeza uma história em constante evolução que já se prepara para outras décadas e aniversários, pois, sem falsa modéstia, sou a melhor unidade do Sesc na Zona Norte da Capital!

E pra matar a saudade, separei algumas fotos da minha "gestação" e "nascimento":

2005 07 14 Pintura Obra Ginasio Santana FT Nilton Silva (15)

E na hora de assoprar as velinhas do parabéns, com certeza meu desejo será para que cada vez mais gente faça parte da minha história, por mais muitos e muitos anos! 


Sesc Santana"

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!