Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Bate-papo regado com azeite de dendê!

O cheirinho de cebola sendo refogada marcou o início da série de food shows Saberes Tradicionais, Sabores do Dia a Dia, no Sesc Carmo, na programação do projeto “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”, durante o mês de outubro. À cebola, se juntaram pimentões, pimentas e tomates, regados com leite de coco e azeite de dendê para dar corpo a uma moqueca de vegetais com banana da terra (receita abaixo). No comando das panelas e das reflexões, a chef Bel Coelho ensinou o preparo da receita e instigou o público a pensar sobre as escolhas alimentares.

Depois de viajar pelo país para conhecer os biomas brasileiros, Bel procura valorizar os alimentos nativos através de sua culinária e incentivar seu consumo.  Para ela, promover o acesso à informação e provocar a reflexão é o caminho para estimular as pessoas a saberem mais sobre os alimentos e, consequentemente, terem uma alimentação mais diversa e sustentável.

Bel se surpreende por nós, paulistanos, não acessarmos e não conhecermos frutas nativas da Mata Atlântica, a começar pelo cambuci, fruta que dá nome a um bairro de São Paulo por ter sido encontrada em abundância naquela região em épocas passadas. No time das frutas “esquecidas” também estão o araçá, a ameixa-da-mata, a uvaia, a guabiroba e muitas outras.

Para a chef, buscar “novos” produtos nas feiras e experimentar vegetais e frutas desconhecidos é essencial para reverter essa situação e ampliar o repertório alimentar.

Ainda no tema da diversidade alimentar, o próximo food show contará Sítio do Bello, empresa que busca viabilizar a produção de frutas típicas do Brasil que não estejam disponíveis no mercado, e a chefe Claudia Mattos, do Espaço Zym, que apresentarão uma proposta de prato que celebre nossos ingredientes nativos no dia 11/10, às 18h, no Sesc Carmo.


(Foto: Matheus José Maria)

Moqueca de Vegetais com Banana da Terra
Rendimento: 4 pessoas

Para o molho:
Ingredientes:
50 ml de azeite extra virgem
10 ml de azeite de dendê
100g de cebola picada
60g de salsão picado
60g de tomate concassé
60g de pimentão em cubos sem semente
Gengibre ralado a gosto
Pimenta dedo de moça picada a gosto
30g de amendoim
Caule de coentro picado a gosto
500 ml de leite de coco
Sal a gosto

Preparo
Em uma frigideira, esquente os azeites e refogue por quinze a vinte minutos a cebola, salsão, pimentão, tomate, pimenta dedo de moça, gengibre, amendoim e caule de coentro, nessa ordem de entrada de cada ingrediente. Adicione o leite de coco e deixe o molho cozinhar por dez minutos. Tempere com sal. Processe o molho e coe-o, se necessário.

Para o purê
2 unidades de banana da terra madura
25g de manteiga

Preparo
Em uma panela, cozinhe a banana em água (quantidade que baste para cobrir a banana em 1/3) por 10 minutos. Bata a banana com a manteiga no processador até que fique lisa. Reserve-as e mantenha aquecida.

Para a Farofa:
100g de farinha de mandioca flocada
100g de amendoim moído
30g de manteiga
Sal a gosto

Preparo: Misture os ingredientes e leve-os ao fogo baixo em frigideira antiaderente, mexendo sempre até obter uma farofa dourada.

Para os legumes:
Ingredientes:
4 unidades de mini cenoura
4 unidades de mini alho poró
4 unidades de mini milho
4 unidades de mini rabanete
100 ml de azeite extra virgem
Folhas ou brotos de coentro para apresentação
Amendoim para a apresentação

Preparo
Branqueie os mini legumes. Tempere-os com azeite e sal. Grelhe até dourarem levemente.

Montagem do prato
Em um prato fundo individual, coloque uma colher de purê de banana, uma colher de farofa, um legume de cada. Regue os legumes com o molho de coco e disponha as folhas de coentro.

>>>> Comida para ouvir:  escute a nossa playlist inspirada no Experimenta!