Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nem toda food é junk

Sabe aquela hora que a fome é muita e o tempo é pouco? É nesse momento que muita gente abre mão de uma alimentação saudável e apela para a conveniência da comida pronta. Estimulados por campanhas publicitárias que vendem a praticidade de produtos para consumir a qualquer hora e lugar, com imagens que dão água na boca, fica difícil resistir a uma bela junk food.

“Bela” é modo dizer. A nutricionista Camila Borges explica que esse tipo de alimento é rico em calorias, açúcar e sódio e pobre em vitaminas, minerais e fibras. Refrigerantes, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, pratos prontos congelados, empanados de frango tipo nuggets, sorvetes e guloseimas em geral são exemplos de refeições com baixa qualidade nutricional e cheios de aditivos artificiais, como corantes, conservantes e realçadores de sabor. “São alimentos fabricados para estimular a vontade de comer”, diz.

Se por um lado o apetite é saciado com prazer, por outro, o consumo exagerado da junk food representa um risco à saúde. Esses produtos contribuem para o aumento da obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Para driblar os obstáculos para a adoção de uma dieta mais saudável, o Guia Alimentar para a População Brasileira tem uma regra de ouro: prefira a comida de verdade – preparada a partir de alimentos in natura ou minimamente processados – e refeições feitas em casa.

Criar uma versão caseira para a junk food, com ingredientes frescos, pode ser uma boa solução para matar a vontade de comer e ainda fazer isso de forma saudável. Afinal, quando preparamos em casa, sabemos exatamente o que estamos comendo. Por exemplo, um hambúrguer caseiro não precisa mais que carne moída, água, óleo e sal (muito diferente da enorme e impronunciável lista de ingredientes de um hambúrguer de fast food ou industrializado). 

Que tal inventar a sua receita? A frequentadora do Sesc Jundiaí, Danieli Costa, compartilhou a versão dela para um clássico junkie: os nuggets. Inspirada em receitas da internet, e aproveitando sobras de legumes da papinha da filha, Danieli substituiu frango por grão de bico desta vez. Que tal colocar o avental, separar os ingredientes e chamar os amigos para o jantar?

 

Nugget de Grão de Bico

Receita

Ingredientes:

• 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
• 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
• ½ xícara de água
• 4 colheres (sopa) de azeite
• 3 xícaras (chá) de legumes diversos (cortados em pedaços pequenos ou passados no processador)
• Cominho, pimenta da Jamaica, sal, alho e cebola a gosto.

Modo de preparo:

• No processador, coloque o grão-de-bico cozido, agua e o azeite.
• Com os legumes previamente cozidos, refogue-os com um fio de azeite e os temperos.
• Em um recipiente, coloque o grão-de-bico cozido e processado, a farinha e os legumes refogados, misture-os até desgrudar das mãos.
• Faça pequenas bolinhas e passe na farinha de rosca ou mandioca ( fina), coloque em uma assadeira untada com óleo vegetal, asse em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar. Se preferir, também é possível fritar em óleo quente. 
 

Muito da inspiração para fazer esse tipo de receita vem da experiência que cada um tem na cozinha. Ela pode ser adaptada de acordo com suas preferências e o resultado pode ser surpreendente. De acordo com Camila Borges, o importante é dar o primeiro passo. “A grande vantagem de desenvolver habilidades culinárias e preparar seu próprio alimento é que você poderá decidir a quantidade de açúcar, sal e gordura das refeições e optar por uma redução destes componentes”, esclarece. Além disso, ao cozinhar em casa com produtos in natura, você reduz o volume de embalagens, contribui para uma sociedade mais sustentável e mostra, com o perdão do trocadilho, que nem toda food é junk.

Bom apetite!

>>> A nutricionista Camila Borges participa do bate-papo Alimentação saudável: Você Sabe o que Comer? (19/10), no Sesc 24 de Maio.

>>> Durante todo o mês de outubro, as unidades do Sesc celebram o universo da alimentação com o projeto Experimenta! Comida, saúde e Cutura. Confira a programação completa.

>>>> Comida para ouvir:  escute a nossa playlist inspirada no Experimenta!