Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Tecnologia e a defesa dos direitos dos idosos

A população brasileira envelhece rapidamente. Temos mais de 30 milhões de idosos, segundos dados recentes do IBGE, e isto significa que a nossa sociedade tem como um de seus principais desafios oferecer a este segmento tão importante de nossa sociedade um padrão de vida digno e saudável. Mas nem sempre é isso que vemos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 6 idosos sofre algum tipo de violência, em todo o mundo. Já os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que coordena o Disque 100, canal exclusivo para denúncia de violações de direitos humanos do Governo Federal, apontam que em 2019 houve um aumento de 13% no número denúncias em relação a 2018, especificamente de idosos.

O Sesc Carmo, a partir de dois vídeos formativos, apresenta esse tema com o cientista social Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti. Ele nos informa, de modo transparente, sobre quais são os direitos das pessoas com mais de 60 anos e a que instituições recorrer caso aconteça algum tipo de violência, seja psíquica, financeira ou mesmo física. A conscientização aqui busca apresentar ferramentas digitais e canais de denúncia e defesa dos direitos da pessoa idosa, em todos os âmbitos do Estado brasileiro, tanto no poder legislativo quanto executivo e desde o nível municipal até o federal.

No primeiro vídeo, Gustavo apresenta conceitos de democracia, inclusão digital, ferramentas digitais, direitos humanos e políticas públicas de proteção social ao idoso.
 



Já no segundo vídeo, ele nos ensina a procurar auxílio para acessar seus direitos como pessoa de mais de 60 anos de idade.