Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Desafio: 30 dias de Meditação

Neste ano, as ações do Sesc Verão foram voltadas para o cuidado, que parte do indivíduo e se amplia para a sociedade, refletindo no coletivo e em todas as relações sociais. 

Como parte desta programação e com o intuito de desenvolver a prática da meditação na rotina diária, o Sesc São Caetano realizou em suas redes sociais o Desafio 30 Dias de Meditação: uma série com vídeos curtos de meditação guiada, que teve a intenção de estimular o público a separar alguns minutos do dia para realizar esta atividade, mantendo uma disciplina de prática e de acompanhamento da sequência e desenvolvendo este hábito de cuidado.  

A meditação é um treino sistemático da atenção e da concentração, é um exercício mental de disciplina e desenvolvimento da consciência. A escolha da meditação como um componente do cuidado ocorreu devido aos benefícios relacionados com a saúde de maneira integral, como a melhora na concentração, a diminuição do stress, o reforço do sistema imunológico, a clareza de pensamentos para tomada de atitudes e a paz interior.  

Durante o desafio, foram abordados os temas de introdução à meditação, meditação focada na respiração e percepção corporal, meditação da vida diária, meditação com elementos, meditação dos chakras e meditação com sankalpa.  Na playlist abaixo, você confere o resultado deste projeto. Convidamos você a assistir um vídeo por dia, fazendo os exercícios e participando deste desafio com a gente!
 


Após um vídeo inicial de introdução à meditação, com uma técnica para observar o quanto a mente pode ser poderosa, os temas abordados na sequência de meditação focada na respiração e percepção corporal foram: aprendendo a observar a respiração; posicionamentos na meditação; meditação de concentração; meditação conduzida por meio da percepção corporal dos pés a cabeça; meditação em pé percebendo as sensações, apoios e leves movimentos do corpo; e meditação em asanas do yoga. Para a sequência de meditação da vida diária, os temas foram: meditação ao acordar; meditação para dormir bem; meditação para qualquer hora; meditação para acalmar; meditação para energizar; meditação na presença; e meditação do autocuidado.  

Os temas para a sequência de meditação com elementos foram: meditação com instrumentos; sentido da visão; visualização guiada por imagens; meditação Japa (repetição); meditação com mudras; meditação com visualização das ondas do mar; e meditação com sino Tibetano. Para a sequência de meditação dos chakras: chakra Mooladhara; chakra Swadhisthana; chakra Manipura; chakra Anahata; chakra Vishudha; chakra Ajna; e chakra Sahasrara. E para finalizar a sequência, dois vídeos de meditação com sankalpa

__

Toda a proposta do desafio foi elaborada em conjunto pela técnica de programação Tatiane Kosimenko Ferrari e pelas educadoras do físico-esportivo Elaine Cristina Meloni, Greice Aparecida de Brito Fernandes, Karen Cristina Cocina, Marcela Duarte Baruco e Regina Gerizani do Sesc São Caetano.