Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Guarulhos promove bate-papos sobre infâncias e diversidades

*Por Mariana Vieira

Pandemia, distanciamento social... um cenário que nenhum de nós imaginava há pouco mais de um ano. Com o fechamento de escolas, centros culturais e espaços de convivência, muitos profissionais da educação passaram a se perguntar como manter o vínculo com famílias e crianças e oferecer-lhes uma rede de apoio, num período tão difícil.

Não foi diferente para a equipe do Programa Curumim do Sesc Guarulhos, iniciativa que atende crianças de 7 a 12 anos e busca promover valores como convivência e cidadania. Sem poder organizar encontros presenciais com as famílias atendidas, os educadores viram neste momento uma oportunidade de conversar sobre o desenvolvimento infantil por meio das plataformas on-line.

A ideia gerou o “Curumim em Pauta: infâncias e diversidades em diálogo”, uma série de bate-papos com especialistas convidados, profissionais do Sesc e famílias inscritas no programa. Desde seu início, em agosto de 2020, as conversas têm abordado a importância do respeito às diferenças, partindo da experiência vivida pelas crianças, tanto no Sesc como no convívio familiar. Os encontros, que foram em uma primeira etapa voltados apenas às famílias participantes do Curumim, em 2021 passam a ser abertos a educadores e demais interessados em refletir sobre a educação e a infância.
 

Atividade "Bomba de Sementes", parceria entre o Programa Curumim e o Centro de educação ambiental (CEA). Agosto de 2019. Foto: Renata Crivoi de Castro

 

Entender para combater

A primeira edição do evento em 2021 acontece no dia 31 de março e será transmitida pela plataforma do YouTube do Sesc Guarulhos. Com o tema “Onde está a diversidade? - Bullying e os diversos tipos de preconceito e intolerância”, a conversa pretende abordar a diversidade de maneira ampla, reconhecendo sua pluralidade, seja quando é facilmente notada ou em momentos pouco percebidos. Também será discutida a necessidade de identificar as diferenças entre o bullying e outros tipos de intolerância - como racismo e gordofobia - no cotidiano das crianças.

Na troca de relatos e vivências, o projeto busca oferecer aos adultos ferramentas que os ajudem a contribuir para o desenvolvimento das crianças, num contexto de aceitação e convívio com as diferenças. Outros três encontros serão realizados, ainda este ano, na última quarta-feira dos meses de maio (26/05), agosto (25/08) e outubro (27/10). 

Famílias que inspiram

A inspiração do tema a ser abordado nos bate-papos veio de uma postagem, feita pela mãe de uma das crianças em uma rede social. Em um grupo formado pelas famílias do Curumim de Guarulhos, ela chamou atenção sobre a importância de reconhecer que somos diferentes e tornar esse debate cada vez mais amplo.

A partir desta reflexão, os educadores notaram que a rotina com as crianças oferecia muitos subsídios para conversar sobre diversidade. Decidiram então utilizar as plataformas on-line para promover momentos de debate sobre o assunto, trazendo relatos do dia a dia com os curumins e convidando os responsáveis a compartilhar e ampliar seu repertório.

O que é o Curumim?

O Programa Curumim integra a programação socioeducativa do Sesc há mais de 31 anos e está presente em 29 unidades da instituição no Estado de São Paulo. Seu campo de atuação é a educação não formal, buscando desenvolver valores como autonomia, protagonismo, cooperação, ludicidade, convivência e experimentação.

Direcionada a crianças de 7 a 12 anos, a iniciativa está presente na cidade de Guarulhos desde 2019 e conta hoje com 204 famílias atendidas. Durante a pandemia do coronavírus, as equipes do Curumim têm dado continuidade ao programa por meio de diversas ações online voltadas às crianças e seus responsáveis.
 


Roda Curumim. Setembro de 2019. Foto: Valeria Ribeiro

 

Projeto “Curumim em pauta: infâncias e diversidades em diálogo”

Tema: Onde está a diversidade? - Bullying e os diversos tipos de preconceito e intolerância
Quando: 31/03, quarta-feira
Onde: YouTube Sesc Guarulhos
Horário: das 19h30 às 21h

 

*Mariana Vieira de Arruda é jornalista, licenciada em artes visuais e educadora do Programa Curumim do Sesc Guarulhos.