Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Grupo de Coco Semente Crioula, de Lajeado, em Guaianases

Patricia Alves, integrante do Grupo de Coco Semente Crioula.
Patricia Alves, integrante do Grupo de Coco Semente Crioula.

O Grupo de Coco Semente Crioula, formado em 2014, é composto exclusivamente por mulheres periféricas que buscam aprofundar-se na cultura do coco e suas variações (música, dança, poesia...), contribuir com a visibilidade da presença e protagonismo feminino nas culturas tradicionais, além de rememorar e fortalecer manifestações de origens negra, indígena e nordestina, com foco no coco de roda, relacionando-as ao contexto em que está inserido e em suas práticas poético-políticas.

Da reverência às origens que vêm de longe e também de perto, o grupo faz nascer um repertório carregado das memórias e vozes das mulheres que as antecederam, ao mesmo tempo em que é carregado de suas próprias vozes.

O material abaixo faz parte do projeto [Re]memorar: Trajetórias na Zona Leste, que busca dar visibilidade para as memórias, histórias de lutas, resistências e toda a produção efervescente de arte e cultura na Zona Leste de São Paulo, idealizado pelo Sesc Itaquera em parceria com o coletivo de pesquisadores periféricos do CPDOC Guaianás. Os conteúdos foram produzidos durante a pandemia de COVID-19 e seguiram os protocolos de segurança.

 

 

Escute a entrevista completa de Patrícia Alves: 

 

 


Escute a entrevista completa de Camila Freitas: 

 

 

 

Leia na íntegra a entrevista:

Grupo de Coco Semente Crioula

------ 

Conheça outras ações do projeto [Re]memorar: Trajetórias na Zona Leste em sescsp.org.br/rememorar.