Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Bienal de Veneza concederá o Leão de Ouro a Lina Bo Bardi

Foto: Markus Lanz
Foto: Markus Lanz

Responsável por projetos icônicos como o MASP, o Sesc Pompeia, o Teatro Oficina, o Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), a arquiteta ítalo-brasileira receberá o Leão de Ouro Especial por sua trajetória – “em memória” – na 17ª edição Bienal de Arquitetura de Veneza.

Com este anúncio, Lina Bo Bardi (1914 – 1992) será a primeira mulher brasileira – e a primeira no mundo com obra construída – a conquistar um Leão de Ouro. No Brasil, ela se junta aos arquitetos Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, profissionais reconhecidos respectivamente em 1996 e 2016.

Lina Bo Bardi na Casa de Vidro | Foto: Chico Albuquerque/Convênio MIS SP/IMS


A edição 2021 da Bienal de Arquitetura de Veneza tem abertura ao público prevista para o dia 22 de maio e traz como título “How will we live together?” (“Como vamos viver juntos?”). 

O curador Hashim Sarkis afirma que Lina é a arquiteta que faz mais jus ao tema deste ano: “sua carreira como designer, editora, curadora e ativista nos lembra o papel do arquiteto como coordenador e, principalmente, como criador de visões coletivas. Lina Bo Bardi também é um exemplo da perseverança dos profissionais da arquitetura em tempos difíceis, como guerras, conflitos políticos e imigrações – em sua habilidade de manter uma visão criativa, generosa e otimista (…) Em suas mãos, a arquitetura se torna realmente uma forma de arte social capaz de promover o encontro.”

Para o Sesc, a presença de Lina entre os profissionais que assinam os projetos arquitetônicos de unidades da rede é motivo de orgulho e grande reconhecimento, por suas contribuições ao desenvolvimento do programa de bem-estar social que orienta cada uma das ações da instituição. 
 

Conheça mais sobre a trajetória de Lina Bo Bardi:

- Assista ao episódio Sesc Pompeia na série Arquiteturas, do SescTV e folheie o material histórico sobre a unidade. 

- Passeie pela Casa de Vidro, em episódio da série OBLÒ – Contos e Encontros, Histórias Italianas com Sotaque Brasileiro.

- Veja o livreto da exposição “A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi”, realizada em 2014 no Sesc Pompeia, com curadoria dos arquitetos André Vainer e Marcelo Ferraz.

- Assista ao episódio “Quem foi Lina Bo Bardi?“, na série Tijolo por Tijolo, do Sesc Pompeia.