Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Interlagos apoia vacinação da UBS Jardim Orion/Guanhembu: juntos contra a Covid-19!

Enfermeira preparando dose da Coronavac para aplicar em idoso. Foto: Lidiane de Jesus
Enfermeira preparando dose da Coronavac para aplicar em idoso. Foto: Lidiane de Jesus

Há pouco mais de um ano que a pandemia de COVID-19 assombra milhões de brasileiros - seja por medo do contágio, pela contaminação em si, pelas dolorosas perdas de familiares, amigos e pessoas próximas, pelas dificuldades econômicas de quem perdeu o emprego ou o negócio, pelos danos também à saúde mental de todos nós. Ansiedade, tristeza, saudade.

Durante esse período, vimos variações nos números de contaminações e mortes causadas pelo o vírus. Porém, segundo os médicos infectologistas que acompanham de perto a crise sanitária, este é o momento mais crítico da pandemia. Os números de mortos e ocupação de leitos nos hospitais de muitas cidades brasileiras chegaram ao limite ou ao colapso. Até o momento, mais de 300 mil vidas foram perdidas para o vírus no Brasil.
 

Agente de saúde acompanha fila de idosos aguardando vacinação contra Covid-19 em frente ao Sesc Interlagos (Foto: Lidiane de Jesus)

 

Desde o início da pandemia, o Sesc São Paulo e o Sesc Interlagos se fizeram presentes no extremo sul da capital na luta contra o vírus. Uma das frentes é o Programa Mesa Brasil, que se remodelou durante a quarentena e além de continuar atuando na distribuição de doações de alimentos a instituições de cunho social, também passou a atender famílias da região doando cestas básicas e materiais de higiene; outra foi a fabricação e doação de equipamentos de segurança para profissionais da saúde, na linha de frente; e, é claro, por meio de suas ações programáticas, que seguem acontecendo nos canais digitais da unidade e se propõem tanto a oferecer educação, cultura, lazer e saúde ao público, quanto o apoio à comunidade artística, tão severamente impactada pela crise.

No dia 26/3, o Sesc Interlagos recebeu a campanha de vacinação contra a COVID-19, como historicamente já costuma fazer em outras campanhas, como contra a gripe ou a febre amarela. Desta vez, a equipe da UBS Jardim Orion/Guanhembu ocupou a portaria de pedestres da unidade para seguir o trabalho de imunização da população a partir de 69 anos.

“Esse é um momento de união”, comenta Ricardo Gentil, gerente do Sesc Interlagos. O gestor destaca a importância da colaboração entre o poder público e outras organizações privadas e civis em favor da saúde, da vacina e da população. Segundo Gentil, o Sesc Interlagos e o SUS já fizeram parcerias em outras campanhas, mas essa conjunção contra a COVID-19, é especial. É muito emocionante ver as pessoas sendo imunizadas e recebendo a vacina contra o coronavírus”, completa Gentil. 
 


Enfermeira aplica vacina contra Covid-19 em braço de idos (Foto: Lidiane de Jesus)

 

A UBS Jardim Orion/Guanhembu, posto de saúde mais próximo ao Sesc Interlagos, procurou a gerência da unidade em busca de um espaço que pudesse acolher a população em dias de grande movimento esperado, a fim de evitar aglomerações nos espaços da própria UBS. Para isso, foi preparada tanto uma estrutura básica para a equipe de saúde, como banheiro, água, proteção contra sol e chuva, até a organização de filas para as pessoas atendidas. 

De acordo com o sr. Alan, gestor de projetos da Associação Saúde da Família, responsável pela parceria entre UBS e Sesc, o espaço do posto de saúde ficará destinado apenas para o atendimento de sintomático respiratório, enquanto o espaço cedido pelo Sesc Interlagos serve como um ponto auxiliar de vacinação para atender à maior demanda, conforme os calendários divulgados pela prefeitura e governo do estado de São Paulo. 

“Nesse momento de pandemia, receber o apoio institucional do Sesc é muito importante”, comenta Marcia Cristina Bertão, gerente da UBS Jardim Orion/Guanhembu. Segundo Marcia, além de apoio na organização da campanha, o Sesc oferece espaços mais adequados para abrigar a população no momento da vacina.
 

Marcia Cristina Bertão, gerente da UBS Jardim Orion/Guanhembu, junto à equipe auxiliando na organização da fila de vacinação na portaria do Sesc Interlagos (Foto: Lidiane de Jesus)  

 

Como funciona o ponto de vacinação no Sesc Interlagos
 

O atendimento na portaria do Sesc Interlagos acontecerá somente no primeiro dia de vacinação de um novo grupo da população.
Normalmente, o primeiro dia de cada novo grupo concentra a maior demanda, com mais pessoas buscando a vacina. E, para que a UBS consiga atender normalmente às pessoas com sintomas da doença, a vacinação será deslocada nesses momentos, evitando aglomeração. Procure se informar antes de se deslocar até a unidade ou ao posto. Comunicaremos em nossos canais as ativações do ponto no Sesc Interlagos.

A população local deve acompanhar a divulgação das novas datas e grupos sempre por meio da prefeitura de São Paulo em seus canais oficiais e da imprensa.
A vacina é gratuita e aplicada por agentes do Sistema Único de Saúde de acordo com os critérios estabelecidos pelo governo.

Procure o posto de saúde ou local de vacinação mais próximo da sua casa.
O foco do atendimento prestado pela UBS Jardim Orion/Ganhembu no Sesc Interlagos são os moradores da região. "É importante ressaltar que um morador de outro estado ou município que tomar a primeira dose aqui, pode ter dificuldades para tomar a segunda dose em seu município”, aconselha Márcia, gerente da UBS.

Faça o pré-cadastro no site Vacina Já, do governo de São Paulo, antes de se vacinar.
Assim, você contribui para a agilidade da vacinação, tornando o atendimento geral mais rápido.

Use máscara adequadamente, cobrindo nariz e boca, sempre que precisar sair de casa.

Mantenha o distaciamento de pelo menos 1,5 metro das outras pessoas.

Continue se protegendo após a vacinação!
A imunização só fica completa, em geral, após duas semanas da segunda dose da vacina. Lembre que a imunização garante proteção contra casos graves da doença - o que é essencial para salvar vidas -, mas você ainda poderá se contaminar e contaminar outras pessoas, caso se exponha. 

 


Desde o início da pandemia, lutamos coletivamente para vencê-la. O desenvolvimento de vacinas contra o vírus realizado heroicamente pela comunidade científica em todo o mundo - inclusive no Brasil, representado pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz - é parte essencial nessa jornada.

Agora, a vitória depende das ações conjuntas de vacinação. Vacinar-se é se comprometer em um pacto coletivo da sociedade para imunizar o maior número possível de pessoas e, finalmente, conter a disseminação do vírus.

Com tudo isso, seguimos norteados pela premissa de valorização da vida, com ações e trabalhos que realizamos com os idosos, crianças, jovens e adultos de todas as idades que buscam no Sesc um eixo de partida para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Veja na galeria mais imagens da vacinação no Sesc Interlagos

Fotos relacionadas