Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para criar, experimentar e hackear: confira as oficinas Sesc Avenida Paulista no FestA!

Hackeando o Almanaque FestA!: Bichos de Papel (Foto: Michel Rios)
Hackeando o Almanaque FestA!: Bichos de Papel (Foto: Michel Rios)

O FestA! - Festival de Aprender acontece de 19 a 28 de março, online, nas redes e canais das unidades do Sesc São Paulo. São mais de 150 atividades gratuitas entre bate-papos, lives, cursos, oficinas que buscam valorizar o potencial criativo de cada pessoa.

Confira as oficinas oferecidas e não deixe de conhecer também (e baixar) o Almanaque FestA!, uma mistura de livro, manual, guia e caderno de jogos, repleto de histórias, curiosidades, atividades e outras experiências.
 

Almanaque FestA!
Clique aqui para baixar o Hackeando o Almanaque FestA!


Hackeando o Almanaque FestA!

Para compor o festival, o Sesc Avenida Paulista traz algumas maneiras de "hackear" as atividades e temáticas do Almanaque FestA!, mostrando como é possível reapropriar técnicas, materiais e temáticas do almanaque para produzir, criar e experimentar para além da imaginação.
 

Oficinas online

Dias 20 e 21/3, sábado e domingo, das 16h às 18h (encontros independentes)
Hackeando o Almanaque FestA!: Bichos de Papel
Com Daniel Seda
Utilizando como base a atividade “Universo de Papel” do Almanaque FestA!, a oficina propõe criar versões em papel de duas obras da artista brasileira Lygia Clark. 

Daniel Seda integra a equipe de educadores de tecnologias e artes do Sesc Avenida Paulista e atua nas áreas de origami e software livre/código aberto.
Onde? Plataforma Microsoft Teams.
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes
Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.
Não é necessário ter experiência prévia.

Materiais recomendados:
20 folhas de papel A4
1 caixa de papelão
2 folhas de papel cartão/cartolina tamanho padrão (A2)
2 rolos de fita adesiva transparente larga
Tesoura
Régua


A partir de 21/3, domingo, às 10h
Hackeando o Almanaque FestA!: Luminária com Macramê
Com Aline Hasegawa e Patrícia Campos



Utilizando a técnica de macramê apresentada no Almanaque, será ensinado o passo a passo em formato de cards para a confecção de uma peça têxtil que é misto de macramê e luminária. O processo apresenta a montagem elétrica de uma luminária simples com bocal, fiação, interruptor e plug de tomada, além do mostrar como se faz o "nó DNA" do macramê. Essa técnica de Macramê pode ser usada para encapar outros fios, como de carregador de celular, extensão e também criar hangers e painéis.

Aline Hasegawa e Patrícia Campos integram a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. Aline Hasegawa atua nas áreas de artes manuais, tecnologias, meio ambiente e identidades. Patrícia Campos atua nas áreas de vestíveis, costura, fabricação digital e cultura maker.

Onde? Instagram do Sesc Avenida Paulista.

 

Dia 21/3, domingo, das 14h às 15h
Hackeando o Almanaque FestA!: Live Coding de Brinquedo Óptico
Com Alexandre Villares e Maraiza Adami

Inspirada na atividade de criação de brinquedo óptico do Almanaque FestA!, esta atividade propõe-se a produzir, usando programação em Processing, pequenos desenhos circulares que podem ser utilizados junto com o fenacistoscópio. A atividade gerará um pequeno programa de código aberto que cria desenhos para o fenacistoscópio. 

Alexandre Villares e Maraiza Adami são educadores no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Avenida Paulista.
Onde? Canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube



A partir de 28/3, domingo, 10h
Hackeando o Almanaque FestA!: Bordado com Upcycling
Com Aline Hasegawa e Patrícia Campos



Utilizando o conceito de upcycling apresentado no Almanaque, a atividade propõe a revalorização de roupas dos participantes que estejam sem uso por conta de pequenos defeitos e danos, a partir da aplicação de pontos de bordado para ocultar ou ressignificar esses pequenos "defeitos" da roupa e dar uma nova cara para ela.

Onde? Instagram do Sesc Avenida Paulista.