Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

CooperGlicério e Dulcinéia Catadora: onde a reciclagem encontra os livros

Você conhece o Sesc Carmo? E a região em que essa unidade do Sesc está localizada? Talvez você já tenha passeado com a gente pela 25 de março, pela Avenida da Liberdade, e até pela própria Rua do Carmo, mas o tema de hoje é o Glicério, que fica ali pertinho do Sesc Carmo. É neste bairro que fica a CooperGlicério, uma cooperativa de catadores e catadoras que desde de 2006 busca melhorar as condições de trabalho e potencializar a comercialização de materiais recicláveis.

Em uma série de três vídeos, o pessoal da cooperativa apresenta pra gente suas histórias e os trabalhos que desenvolvem por lá. Os materiais descartados são recolhidos por catadores e ganham novos usos e possibilidades através da reciclagem. Uma parte deles, inclusive, se transforma em capas de livros com técnicas de cartonagem em uma parceria da CooperGlicério com o coletivo Dulcinéia Catadora.
 


No primeiro episódio, conhecemos a história e o dia a dia da cooperativa pelo olhar de Maria Aparecida, sua presidenta, e de outros colaboradores. 
 


No segundo vídeo, a catadora e cooperada Andréia Emboava fala da importância da reciclagem na cidade de São Paulo. Ela conta sobre os materiais que podem ser reciclados (papel, papelão, vidro, alumínio, plástico, ferro, lixo eletrônico) e compartilha um pouco sobre como cada um de nós pode colaborar com esse processo.
 


No episódio final, aprendemos o passo-a-passo de como confeccionar capas de livros a partir de papelão reciclável. Esse trabalho é desenvolvido pela CooperGlicério em parceria com o coletivo Dulcinéia Catadora. Assim, em conjunto, cria-se uma estratégia de geração de renda em que o valor dos livros vendidos é repassado às catadoras que os elaboraram ao mesmo tempo em que dá acesso a obras literárias e reutiliza materiais coletados pela cooperativa.