Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

'Mulher de Palavra' apresenta Coletivos de Mulheres em torno da Literatura nas redes digitais do Sesc Bom Retiro

Em sua segunda edição on-line, o Sesc Bom Retiro inicia a partir desta sexta-feira (26/3) o projeto literário Mulher de Palavra - Coletiva, com programação até agosto de 2021. Por conta do cenário pandêmico e para garantir uma experiência mais segura respeitando os protocolos de prevenção à COVID-19, todas as atividades, entre vídeos, bate-papo e oficina, serão realizadas no ambiente virtual.

Além de abranger diversas formas de organização coletiva de mulheres que têm na palavra parte essencial de seu fazer, o projeto tem o propósito de conectar as participantes com estes coletivos vinculados à palavra, possibilitando assim a difusão e estímulo à leitura de obras literárias femininas.

“Os coletivos que compõem o projeto deste ano são diversos entre si, mas de certo modo também complementares, por abrangerem formas variadas de relação com a palavra e ocuparem diferentes etapas da produção e fruição de um livro”, conta Airá Fuentes, animadora cultural do Sesc Bom Retiro e curadora do projeto.

Em março e abril, será exibida uma série de vídeos com participação de três autoras do livro ‘Mulheres de terra e água’, que será lançado no segundo semestre pela Editora Elefante. De origens múltiplas: Mamãe Zezé, parteira de Caruarú (PE), Dona Zefa da Guia, benzedeira do Quilombo Serra da Guia, de Poço Redondo (SE), e Dona Jaçanã, líder indígena da comunidade Pataxó da Aldeia Velha, que fica no Arraial D'Ajuda (BA), abordam temas comuns como tradições, liderança em seus territórios e multiplicação do conhecimento por meio da oralidade, no quadro "Com a Palavra".

Já no dia 14/4, será realizado o bate-papo Corpo, memória e oralitura, com participação da poeta, ensaísta e dramaturga Leda Martins, da também autora do livro ‘Mulheres de terra e água’ Carmen Lúcia Prado e com mediação de Lucila Mantovani, organizadora da publicação e cocuradora deste ciclo do projeto Mulher de Palavra - Coletiva. O encontro abordará a oralitura e o processo criativo do livro, que conta com a participação de 11 mulheres e será realizado no Canal do Sesc Bom Retiro no YouTube (\sescbomretiro)

Ainda em abril, a oficina Escrita do corpo: os deslimites da palavra, no dia 21, será ministrada por Lucila Mantovani e Cristine Takuá e abordará a escrita criativa para mulheres por meio de produção poética, partindo de ativações sensoriais. As inscrições para esta atividade podem ser realizadas a partir das 14h, do dia 13/4 pelo site sescsp.org.br/inscricoes.


PRÓXIMOS MESES / SEGUNDO SEMESTRE

“Destacamos tanto a diversidade dos arranjos coletivos, tal como enfoques diferentes que eles têm na relação com a palavra”, completa a curadoria do Sesc Bom Retiro.

Em maio e junho, o projeto segue com o Coletivo Sycorax, que mostrará o trabalho e esforço coletivo de mulheres na tradução independente de obras feministas. E, para fechar este ciclo de aprendizado, em julho e agosto, o grupo Mulheres Negras na Biblioteca compartilha sua pesquisa sobre mediação em leitura de obras escritas por autoras negras.

Siga o Sesc Bom Retiro nas redes sociais fique por dentro da programação!

Facebook (\sescbomretiro) | Instagram (@sescbomretiro) | YouTube (@sescbomretiro) | Youtube (\sescbomretiro)