Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cozinha de Estar com Telma Shiraishi

No quarto episódio da websérie Cozinha de Estar, a chef Telma Shiraishi fala um pouco sobre sua trajetória e como iniciou o Movimento Água no Feijāo.

Nascida em São Paulo, mas criada no interior, Telma Shiraishi deixou a Faculdade de Medicina da USP por sentir falta de desenvolver seu lado mais artístico. Na época, foi trabalhar como assistente do estilista Fause Haten e, com o tempo, começou a participar também das criações de coleções. Depois, aos poucos, devido aos eventos que participava e organizava, foi migrando para a Gastronomia – área pela qual realmente sentiu paixão. Começou a fazer jantares para amigos, mais eventos, comprou um primeiro restaurante como experiência, até abrir o Aizomê, que em 2021 completa 14 anos. Uma história creditada pela sua gastronomia sensível e resistência aos preconceitos que giram em torno de uma cozinha milenar - e, aqui, extremamente feminina.

O conjunto da obra rendeu à chef, que também está à frente da cozinha do Consulado do Japão em São Paulo, o título de Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa, concedido pelo governo japonês. Telma é a primeira profissional brasileira e uma das raras mulheres no mundo a receber a honraria.

Em 2020, com o fechamento dos restaurantes em virtude da pandemia do Coronavirus, a chef Telma Shiraishi idealizou e articulou o Movimento Agua no Feijão. O grupo distribuiu mais de 63.000 refeições no ano passado, sendo 50.000 marmitas para a comunidade de Heliópolis e mais 13.000 refeições por meio de parcerias com projetos sociais selecionados. Em 2021, com equipe renovada, o MANF segue apoiando outras entidades que combatem à fome.
 


Neste episódio, gravado no restaurante Aizomê, dentro da Japan House, pode-se ver o preparo de marmitas entregues ainda nas redondezas da instituição. Um dos itens do prato é o Frango Aromático com Missô, cuja receita segue abaixo.
 


Marmita preparada pela chef Telma Shiraishi | Foto: Carol Vidal
 

INGREDIENTES
(rendimento para duas pessoas)


2 und de filé de frango cortado em tirinhas (300g)
1 pitada de sal a gosto
1 pitada de pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de óleo de soja
1 dente de alho picado
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de café de pimenta dedo de moça picada
1 cebola pequena cortada em tirinhas
1/2 xícara de café de água
1 colher de sopa de molho missô (pasta fermentada de soja)
1 colher de sopa cebolinha picada


MODO DE PREPARO

Em um recipiente, tempere o frango com o sal e a pimenta do reino e reserve.
Em uma panela, aqueça o óleo e adicione o alho, o gengibre e a pimenta dedo de moça. Quando iniciar a liberação de odores, coloque o frango e a cebola. Mexer até dourar. Acrescente a água se necessário e continue mexendo até desprender do fundo da panela e forme um molho. Em seguida adicione o missô e a cebolinha e misture bem. Deixe apurar o sabor.
Servir acompanhado de Arroz branco.


Bom apetite!


>> Assista aos episódios da Cozinha de Estar: