Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

CPT_SESC exibe coleção de acervo de seus espetáculos

 

 

Ao todo, 12 peças terão figurinos, objetos de cena, materiais gráficos e outros itens disponibilizados na plataforma Sesc Digital; “A Pedra do Reino”, primeira da série, já está no ar

 

A história do teatro pode ser contada por seus detalhes, documentos e tudo mais que resiste ao tempo. Pensando nisso, o CPT – Centro de Pesquisa Teatral do Sesc – inicia, em setembro, uma programação que disponibiliza coleções de seu acervo na plataforma Sesc Digital: as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC.

São seleções de fotos de figurinos e de cena, fichas técnicas, programas, materiais gráficos e vídeos, entre outros itens, de 12 espetáculos encenados pelo CPT. O material integra o acervo do Sesc Memórias, programa dedicado a reunir, tratar, sistematizar, guardar e disponibilizar documentos do Sesc São Paulo, com o propósito de preservar seu patrimônio histórico e disseminar sua memória institucional. 

O trabalho específico com o acervo do CPT abriu à equipe de pesquisadores do Programa novas dinâmicas de trabalho e pesquisa. Às fases de inventário, higienização, catalogação, guarda e digitalização de documentos, foram adicionadas as de recomposição, restauro e registro fotográfico dos figurinos.

“O trabalho de pesquisa foi fundamental durante o processo.” - explica Letícia Dalla Valle, pesquisadora do Sesc Memórias - “Foi realizado a partir de diversas fontes, como fotos, vídeos e trabalhos acadêmicos. Também foram consultados profissionais que atuaram no CPT.”

“A pesquisa do material existente e entrevistas foram e são fundamentais para garantir a correta identificação de cada figurino e acessório e de a qual montagem eles pertencem.” - completa seu colega, Fabricio Ribeiro.

Registros desse trabalho podem ser conferidos nas Coleções, tanto em depoimentos de Antunes Filho e de pesquisadores do Sesc Memórias, como na apresentação da ficha técnica de avaliação de alguns dos trajes.

As fotos com os figurinos restaurados e montados servem de linha condutora de cada coleção e, somados a outros documentos e vídeos, todos articulados pela pesquisa, trazem à luz aspectos que ficam muitas vezes escondidos do grande público, mas que estão impressos nas encenações. E é do encontro de tantas criações, trabalhos e pesquisas que se formam as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC.

 

A primeira coleção: A Pedra do Reino

O primeiro espetáculo, já disponível na plataforma, é “A Pedra do Reino”. As imagens e vídeos selecionados permitem visualizar detalhes sobre a montagem de 2006, uma teatralização de Antunes Filho, para duas obras de Ariano Suassuna: “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” e “História do Rei Degolado nas Caatingas do Sertão: ao Sol da Onça Caetana” – ambas narrados por Quaderna, protagonista da peça, interpretado por Lee Taylor.

É possível assistir a uma gravação, na íntegra, de “A Pedra do Reino” e também saber algumas histórias sobre seu processo de teatralização no primeiro episódio da série “CPT por Danilo Santos de Miranda”. 

Ainda para este ano, estão programadas outras três Coleções: A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1986), a partir de 14/10; Xica da Silva (1988), a partir de 14/11; e Tragédias (de 2001, 2002 e 2005) a partir de 10/12. 

Dentro da programação do CPT_SESC, o assunto da preservação da memória é aprofundado, ainda, no Círculo de Debates - Memória, Acervo e Pesquisa, transmitido pelo nosso YouTube, que recebe profissionais de diferentes áreas da produção teatral para discutir importantes temas para a reflexão e a manutenção da memória, do acervo e da pesquisa do teatro.
 

A PEDRA DO REINO

disponível na plataforma Sesc Digital

Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do espetáculo "A Pedra do Reino", baseado na obra de Ariano Suassuna, montado em 2006 pelo CPT/Sesc, com direção de Antunes Filho.