Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Educativo em rede: Sala Zero de Mediação

Sala Zero de Mediacão, do Sesc Santana
Sala Zero de Mediacão, do Sesc Santana

“Bem-vindas e bem-vindos a essa instauração da Sala Zero de Mediação.”

Até primeiro de dezembro deste ano, esta é a frase que abre caminhos para repensar o trabalho em mediação cultural no projeto Sala Zero de Mediação, realizado pelo Sesc Santana. Nascido como desdobramento autônomo dos trabalhos desenvolvidos por um grupo de mediadores culturais atuantes no projeto Escola e Artes* na unidade da capital paulista, a ação se propõe a criar um espaço de troca feito por, com e para educadores. 

A cada encontro pessoas com experiência no campo da mediação – seja por meio de vivências em educativos de espaços e instituições culturais ou atuando com práticas que dialogam com a mediação cultural – são convidadas a falar, apresentando suas pesquisas e questões que permeiam seus trabalhos.  

Há uma terceira pessoa convidada, que completa a trilogia de cada encontro, responsável pela escrita de uma relatoria crítica, um registro poético sobre as conversas – uma maneira de gerar memórias sobre o debate em mediação. 

Antes pensado para acontecer presencialmente, por conta do contexto da pandemia o Sala Zero aderiu ao virtual, permitindo que os encontros extrapolassem a cidade de São Paulo, já que no ambiente virtual os territórios confluem. As publicações de cada relato também ficam disponíveis online  no issuu do Sesc Santana, rememorando e remexendo nas memórias de quem participou, e expandido o encontro para quem não esteve lá: 

A cada novo encontro, o Sala Zero projeta o desejo de articular profissionais da mediação cultural; fortalecer redes de organização dessa categoria – ainda sem regulamentação legal, mas como potencial humano especializado e capaz de elaborar melhorias nos campos da educação e da cultura brasileira – em busca de melhores condições de trabalho e de apoio empático. 

 

Sala Zero de Mediação é uma proposta dos educadores e das educadoras:  

Bruno Makia, Caio Araújo, Jucélia Da Silva, Juliana Biscalquin, Paula Garrefa e Raylander Mártis dos Anjos, com o acompanhamento horizontal de Graziela Kunsch. 

 

*O projeto Escola e Artes é uma ação do Sesc Santana que, desde 2016, atende crianças, jovens e adultos matriculados na rede pública de ensino da zona norte da capital paulista. As turmas são trazidas à unidade para assistirem e participarem de conversas sobre espetáculos de artes cênicas, cinema e exposições de artes. 

Na linguagem de artes visuais, as visitas educativas são realizadas por uma equipe consolidada de mediadores, além de contar com material educativo exclusivo produzido por uma das educadoras. Os trabalhos artísticos são instalados em áreas diversas da unidade – espaços de passagem e de convivência, habitando dentro e fora do prédio da unidade – com uma curadoria que se renova a cada semestre, com visitas marcadas pelo circular por espaços. É daí que nasce o Sala Zero de Mediação, em busca de outros sentidos de continuidade dos educativos. Para conhecer mais do trabalho do educativo, acompanhe o projeto Drops de Mediação através da #dropsdemediação no Instagram do Sesc Santana.