Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Muito mais do que uma simples aventura espacial

Imagem livro As Aventuras de Pedro, uma pedra espacial ilustrada por Shela L. Vieira
Imagem livro As Aventuras de Pedro, uma pedra espacial ilustrada por Shela L. Vieira

Realizado há 19 anos, o COSMOS, promove uma reflexão sobre a condição humana na terra e no universo por meio de palestras e oficinas nas áreas de astronomia e ufologia. Na última segunda-feira, 21, na palestra “Vivendo com as estrelas”, Duília de Mello tratou da importância do incentivo ao estudo das ciências e compartilhou sua trajetória como astrônoma e pesquisadora da NASA e do Instituto do telescópio espacial Hubble.

História Profissional

imagem :: timfazciencia.com.brNascida em São Paulo, Duilia cresceu no Rio de Janeiro, sempre com muita curiosidade em relação ao Universo. Sua paixão pela astronomia – a ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes – a levou para a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), para que pudesse estudar objetos extremamente distantes. Além de possuir dois títulos de mestrado, um pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Radioastronomia e outro pela Universidade do Alabama em Astronomia. É doutora em astronomia pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutora pelo Space Telescope Science Institute.

Em 2013, foi nomeada uma das 10 mulheres que mudam o Brasil pelo Barnard College - Columbia University e está ativamente envolvida na capacitação de estudantes mulheres em todo o mundo. 

Hoje, a astrônoma extragaláctica é vice-reitora e ensina Física na CUA (Catholic University of America) em Washington, DC. Fazendo a maior parte da sua pesquisa no Goddard Space Flight Center da NASA e na Johns Hopkins University . Mas é no seu tempo livre, que caça fósseis nas praias da Flórida e escreve livros infantis.

As aventuras de Pedro

Em seu novo livro para crianças de 6 à 8 anos “As aventuras de Pedro uma pedra espacial”, Pedro narra como caiu na Terra quando estava girando em torno do Sol. A história vai além de uma simples aventura de viagem ou até mesmo de ensinar às crianças o que são meteoritos. Pedro ensina diversidade quando se compara com as rochas da Terra e como se sente ao perceber que é diferente de todas as pessoas do planeta.

Na estante de um cientista onde vive com outros meteoritos muito diferentes, Pedro faz novos amigos. Ping é um meteorito encontrado na China e Peter, um meteorito encontrado no Arizona. Mas seu melhor amigo é uma rocha da Terra, Pebbles. A ilustração traz fotos reais das rochas e muito aprendizado sobre suas origens e diferentes tipos.

As aventuras de pedro - Autoria: Duilia de Mello from Exoss Citizen Science