Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Desenho Afetivo: um momento de atenção e cuidado para os profissionais da saúde.

ilustração: Diogo Ladeira
ilustração: Diogo Ladeira

Desde o começo da pandemia, os profissionais da saúde têm se desdobrado para dar conta das demandas de atendimentos aos pacientes contaminados pela Covid-19. Todos os profissionais que atuam em hospitais, desde médicos, enfermeiros, auxiliares até a equipe de limpeza, segurança, manutenção, são fundamentais nesse momento delicado pelo qual estamos passando.

Desde muito antes da pandemia o Sesc São Paulo já dedica uma atenção especial aos profissionais da saúde, a partir do programa Relacionamento com Empresas, que associado ao atendimento para credenciamento às unidades do Sesc, realiza diversas ações voltadas para esses trabalhadores e trabalhadoras, incluindo apresentações artísticas, encontros e reuniões temáticas, campeonatos e vivências esportivas, passeios e excursões, fóruns, palestras em diversas áreas, visitas a exposições, entre outras. 

Com a crise do Coronavírus as unidades do Sesc fecharam suas portas para garantir a segurança de seus funcionários e frequentadores, e com o aumento do número de contaminados e superlotação dos hospitais, as demandas e pressões sobre os profissionais da saúde só aumentou. Eles ganharam bastante destaque na pandemia e consequentemente houve um aumento de desgastes emocional e físico. Pensando nisso, o Sesc Interlagos criou a atividade DESENHO AFETIVO, uma proposta que buscou levar um pouco de carinho e afeto aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. 

   

Da esquerda para a direita: Aparecdida Bernarda - UBS JD. Miriam 2 e Andreia Soares - UPA  Pedreira. Ambas fazem parte da OS Santa Catarina. 

 

“Tudo começou na intenção de homenagear os trabalhadores da área da saúde” conta Diego Ladeira, artista convidado pelo Sesc Interlagos para traduzir, em caricatura, as histórias contadas em vídeo pelas auxiliares de enfermagens e enfermeiras. Diego revelou que a coragem e superação das participantes foi o que mais chamou sua atenção. “A maioria acabou se contaminando, mas mesmo assim, continuam firmes no seu propósito de cuidar e se doar ao outro”.

   

Da esquerda para direita: Linda Lee - UPA Pedreira e Denise Augusto - Ama/UBS Vila Missionária


Para que a atividade acontecesse, nossa equipe de programação entrou em contato com a OS Santa Catarina que presta assistência nas áreas da Saúde no entorno da Zona Sul. A própria administração das empresas de saúde foi por intermédio da OS nos indicando os profissionais que participariam da atividade. Os depoimentos foram gravados diretamente pelo profissional por seus respectivos celulares. Cada auxiliar ou enfermeira nos contou sua história relacionada à pandemia e o Diogo ficou com a missão de ouvi-las e dar vida em forma de caricaturas.  

Com os desenhos já pronto, Mariana Barboza, da equipe de Programação, e Lidiane, da equipe de Comunicação, tomando todos os cuidados necessários para evitar a contaminação por coronavírus, foram ao encontro das profissionais para entregar e registrar esse momento.  No vídeo você confere todo o processo do Desenho Afetivo e pode conhecer mais das histórias da enfermeira Andreia Soares e das auxiliares de enfermagem Aparecida Bernardes, Denise Augusto e Linda Lee, além de conhecer mais um pouco do trabalho do ilustrador Diogo Ladeira.