Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ação “20 Horas de Literatura” comemora os 20 anos da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Em parceria com o Sesc e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove “20 Horas de Literatura”, ação que comemora entre os dias 14 e 18 de dezembro os 20 anos da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). Com a participação de autores e educadores do cenário brasileiro, a comemoração tomará espaço em uma plataforma digital recém-lançada, com transmissão simultânea nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e do Sesc Ribeirão Preto. O canal transmitirá as atividades ao vivo direto do Theatro Pedro II – o palco mais tradicional para os debates da Feira ao longo de sua história e em alguns casos terá interação com videoconferência com os palestrantes. Na ocasião, também será lançado um e-book “20 palavras. Leituras do Agora”, contendo textos dos convidados.

Com formato 100% digital para as 20 horas de literatura, o objetivo principal é promover debates sobre literatura, educação e cultura. Para Adriana Silva, presidente interina da Fundação e curadora da FIL, o evento trará questões atuais e que refletiram nas decisões tomadas nos últimos 20 anos. “O debate é autêntico e esse tema escolhido pela Fundação deu a ele vivacidade, estando em sintonia com o que está acontecendo no mundo hoje”, afirma.

A ação literária traz uma proposta criativa: a Fundação escolheu 20 palavras que definiram os últimos 20 anos no mundo (tais como globalização, identidades, intolerância, democracia e cidadania) e 20 autores para discutirem, por uma hora, sobre cada uma delas. A programação já está toda delineada para cinco dias de evento com carga horária de quatro horas por dia, sempre das 18 às 22 horas.

Para Mauro Cesar Jensen, gerente do Sesc Ribeirão Preto, comemorar os 20 anos da Feira do Livro de Ribeirão Preto representa o reconhecimento da feira como um dos eventos de grande relevância cultural e social para a cidade. Eventos literários como a FIL, que agora torna-se internacional, são de extrema importância, pois promovem conhecimento, lazer e socialização, além de estimular o desenvolvimento do turismo no município e na região. “Tendo como missão institucional, a promoção de ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade em geral, objetivando o desenvolvimento de uma sociedade justa e democrática, para o Sesc, a parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, só faz reforçar esses valores”.

Neste momento em que a grande parte dos eventos são apresentados através das plataformas digitais, sejam eles culturais, literários ou educativos, o debate  promovido pelas 20 horas de literatura se faz necessário. Segundo Jensen, a inclusão digital se refere justamente à tentativa de garantir o acesso às tecnologias e, por promover a acessibilidade, torna-se uma ação muito importante. “Além de trazer benefícios à população, este acesso conduz a uma maior interação com o universo digital, assegurando a distribuição de um conteúdo cultural diverso”, destaca.

Os interessados em participar podem se inscrever pela nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura (www.fundacaodolivroeleiturarp.com). Os inscritos, após a finalização do evento, terão direito a certificados online para impressão pessoal. Além de disponível nas plataformas da Fundação, a ação também será transmitida pelas redes sociais do Sesc Ribeirão Preto (YouTube e Facebook).

Programação

No dia 14 de setembro, primeiro dia do evento, os temas discutidos são voltados para questões políticas. O docente de Relações Internacionais na Universidade Federal de Sergipe, Cairo Junqueira, discutirá o tema “Globalização”. Já o professor titular da FEA-USP de Ribeirão Preto, João Luiz Passador, falará sobre "Governança". A historiadora e ex-diretora do Patrimônio Cultural, Lilian Rosa, discutirá “Identidade”. O repórter, ativista local em transparência e controle social e coordenador no Instituto Ribeirão 2030, Cristiano Pavini, abordará  “Corrupção”.

No segundo dia, 15/9, o escritor premiado Marcelino Freire, que foi autor do projeto Combinando Palavras da 19ª FIL em 2019, e conta com dois Prêmios Jabutis e um Prêmio Machado de Assis, abordará o termo "Protagonismo". O escritor e professor da etnia indígena Munduruku, Daniel Munduruku, apresentará o tema "Sustentabilidade".  Juliana Bigatão, professora da Unifesp, falará sobre "Terrorismo". A última convidada do dia, Mafoane Odara, é psicóloga, gerente do Instituto Avon e lidera iniciativas de enfrentamento às violências contra mulheres – e trará sua análise sobre “Empatia”.

O dia 16 de setembro trará temas relacionados à tolerância e acolhimento das diferenças. Diego Merigueti é advogado e participa  com o  tema "Refugiados". Patrícia Teixeira dos Santos, historiadora e autora de dois livros, conversa sobre "Intolerância". Renato Janine Ribeiro já foi ministro da Educação do Brasil em 2015, é filósofo, escritor e cientista político e debate  o tema "Democracia". A educomunicadora Adriana Silva, presidente interina da Fundação do Livro e Leitura e ex-secretária da Cultura, vai falar sobre "Disruptura”.

No quarto dia, 17/9, os temas unem o respeito às individualidades. Amara Moira, que esteve na 19ª edição da Feira do Livro e também mais recentemente marcou presença na 40tena Cultural, discutirá “Empoderamento”. Ela já participou de um “Ted Talks”, é escritora, professora de literatura, transexual, feminista e discutirá “Empoderamento”. Já a psicóloga Marlene Trivellato Ferreira participa com o tema "Resiliência" e o educador brasileiro César Nunes apresenta a palavra  "Humanização". Sandra Molina é historiadora e autora de livros e discute "Cidadania”.

No último dia, 18 de setembro, a programação se dirige a temas da atualidade. Guilherme Nali é jornalista com atuação na EPTV, historiador e mestrando em políticas públicas e conta sobre o novo termo “Googlar”. O presidente interino e diretor artístico da Academia Livre de Música e Artes (Alma), Lucas Galon,  conversa sobre as temidas “Fake News”. O diretor da revista Revide Murilo Pinheiro fala sobre "Selfie". Para finalizar as “20 Horas de Literatura”, o ex-secretário municipal de Cultura de Ribeirão Preto (e um dos fundadores da Feira do Livro), Galeno Amorim, discute o tema "Agenda”.

Além de todos os palestrantes confirmados, a Fundação do Livro também convidou o grupo Alma (Academia Livre de Música e Artes), sob a direção de José Maurício Cagno, para produzir 20 vídeos de 2 a 7 minutos. São produções artísticas que envolvem performances da música, cinema e teatro e ajudam a dar sentido às 20 palavras que movimentaram as últimas duas décadas.

A publicação

Durante o evento, também será lançado um e-book de nome “20 palavras. Leituras do Agora”, produzido para eternizar as celebrações dos 20 anos da Feira Internacional do Livro (FIL). A obra conta com a colaboração do Sesc - instituição parceira  da Fundação na realização da FIL, e prefácio de Danilo Santos de Miranda. Reúne textos dos autores convidados com o intuito de reforçar o diálogo e pensamentos sobre as palavras que norteiam o evento. O exemplar online ficará disponível na nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e também pode ser acessado aqui:

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 

A FIL já se tornou um evento tradicional no interior de São Paulo. Nas suas 19 edições acumuladas, abrigou 5,9 milhões de pessoas, teve uma média de 340 atividades oferecidas a cada ano e recebeu 3 mil escritores e 15 mil estudantes. Em 2020, ela completaria os seus 20 anos em sua primeira edição internacional, mas tais projeções tiveram de ser remodeladas em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Chegamos a pensar em realizar a Feira em um modelo virtual, mas depois desistimos: A FIL é contato, é troca de experiência. A feira é o menino pegar o livro na mão, é o menino ver o teatro. É o leitor conversar, dialogar e trocar uma ideia com o autor”, reflete a curadora do evento, Adriana Silva. Ela conta que, apesar de a troca literária ser sempre muito válida e intensa, a experiência não seria a mesma se o evento fosse feito por plataformas digitais. Por isso, a 20ª edição da FIL foi adiada para 2021.

Mas essa data histórica não poderia passar em branco. “Para comemorarmos, vamos realizar em setembro este encontro literário digital, com referência aos 20 anos de construção da FIL”, conta ela. A ação “20 horas de Literatura” será transmitida a partir da nova plataforma online da Fundação em formato streaming:  www.fundacaodolivroeleiturarp.com. O canal institucional traz a história destes 20 anos, com material documental, informações, projetos, ações, eventos, fotos, vídeos e será retroalimentado semanalmente lançando novidades e novos produtos da entidade.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Em 2020, a Feira entraria na 20ª edição e se tornaria internacional. Por isso recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, mas foi remarcada para 2021 devido à pandemia de Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

SERVIÇO

O que: “20 Horas de Literatura”

Quando: 14 a 18 de setembro

Onde: Captação de vídeos do Theatro Pedro II com transmissão ao vivo pela nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Transmissão simultânea pelas redes sociais da instituição e no Youtube e Facebook do Sesc Ribeirão Preto.

A participação é aberta e gratuita, porém interessados em certificados devem se inscrever com antecedência na plataforma da Fundação do Livro e Leitura (www.fundacaodolivroeleiturarp.com).



Faça o download da publicação "20 palavras. Leituras do Agora” aqui