Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Alimentação e Saúde

Feira orgânica no Sesc Avenida Paulista | Foto: Julia Parpulov
Feira orgânica no Sesc Avenida Paulista | Foto: Julia Parpulov

Uma boa alimentação é composta por uma variedade de frutas, legumes e verduras, mas você sabe a importância de consumirmos os alimentos que estão na safra?

Cada fruta, legume e verdura se desenvolve melhor em determinadas épocas do ano e a safra indica a melhor época de consumi-los, além de possuir outras vantagens como, por exemplo:

Disponibilidade de nutrientes: quando colhido na época certa, o alimento tem maior qualidade nutricional, isso se dá devido ao aproveitamento do clima e absorção dos nutrientes presentes no solo;

Mais saboroso: cultivado na sua época natural, o alimento aproveita o clima e o solo, e consequentemente desenvolve melhor seu aroma e sabor;

Menor preço: os custos da produção serão menores com menos interferência do produtor e de aditivos que encarem o produto;

Menos agrotóxicos: o alimento cultivado em sua época correta reduz a utilização de pesticidas e agrotóxicos, ajudando a preservar o meio ambiente.

As safras dos meses de julho e agosto são cheias de alimentos coloridos, ricos em nutrientes que auxiliam a saciedade da fome. As receitas tradicionais como sopas, caldos e cremes ganham destaque nessa época, devido às baixas temperaturas.
 



SAFRA JULHO E AGOSTO

Frutas: Abacate, atemoia (conhecida também como pinha), banana nanica, carambola, cupuaçu, figo, graviola, kiwi, limão, maçã, mamão, maracujá, mexerica, morango, caju, laranja pera, laranja lima.

Legumes: Batata doce, batata baroa, cará, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho, palmito, pepino, rabanete, pimentão, abóbora japonesa e abobrinha.

Verduras: Agrião, alho poró, cebola, chicória, coentro, couve, erva-doce, espinafre, hortelã, louro, mostarda, nabo, salsa, salsão, brócolis, couve-flor, couve-de-Bruxelas, repolho, escarola, rúcula e orégano.

Dica: Se possível adquira os alimentos de pequenos produtores ou do comércio do seu bairro. Além de auxiliá-los durante a pandemia, a qualidade dos produtos adquiridos são boas e muitos deles oferecem o serviço de entrega diretamente em sua casa.


Para finalizar, que tal aquecer seu inverno com o Caldinho de Cenoura com Gengibre, do Café Terraço do Sesc Avenida Paulista?
 

   

     Ingredientes:



     500g cenoura descascada e picada
     1 dente alho amassado 
     1 cebola média picada
     100g de salsão picado
     100g alho poró picado
     1 colher sopa de gengibre ralado
     3 colheres de sopa de azeite 
     50g de coentro bem picado com talos 
     1 litro caldo natural de legumes
     400 ml leite coco
     4 colheres de raiz de cúrcuma ralada 
     1 colher de chá de sal





 


Modo de preparo:

1. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, o alho poró e o salsão. 
2. Acrescente a cenoura, o gengibre e a cúrcuma, misturando bem. 
3. Coloque o caldo de legumes e deixe cozinhar até que a cenoura comece a desmanchar.
4. Bata em um liquidificador e coe o creme obtido. 
5. Em uma panela, junte o coentro bem picadinho e o leite de coco. Aqueça brevemente, sem deixar ferver para não talhar. Tempere com sal a gosto

Bom apetite!