Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Autoria Negra: Sesc inicia debate sobre protagonismo das escritoras negras

Nesta quinta-feira (2/7), o Sesc Pinheiros dá início ao projeto “Autoria Negra na Literatura Contemporânea”, uma série de encontros mensais ao vivo com escritoras negras da atualidade. Com curadoria de Daniel Ramos, técnico de literatura do Sesc Pinheiros, em parceria com a escritora Cidinha da Silva, o projeto abre um panorama da literatura de autoria de mulheres negras no Brasil.

 

Ana Maria Gonçalves e Fernanda Miranda são as primeiras convidadas do Projeto Autoria Negra na Literatura Contemporânea, com curadoria de Cidinha da Silva e Daniel Ramos.

 

No primeiro encontro, será realizado um bate-papo com a autora Ana Maria Gonçalves e a pesquisadora Fernanda Miranda.

A escritora mineira, Ana Maria, é autora de “Um defeito de cor” (Record), lançado em 2006, que conta a travessia de uma idosa africana em busca do seu filho no Brasil. Já Fernanda Miranda se dedica ao estudo da autoria negra na literatura e às discussões sobre cânone e poder, sistema literário e racismo, descolonização e narrativa. Fernanda publicou “Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras – 1859/2006” (editora Malê, 2019).

“Autoria Negra na Literatura Contemporânea” busca debater a produção contemporânea de literatura feita no Brasil a partir da diversidade de vozes, gêneros e sobre questões raciais que atravessam nossa sociedade e história. 

O projeto visa tensionar o cânone literário destas relações em questão, refletindo sobre a autoria negra e feminina e mostrar a amplitude que a criação literária atinge são algumas das propostas do projeto.

A série de encontros ocorre mensalmente, às 20h da primeira quinta-feira do mês, no canal do Youtube do Sesc Pinheiros. Inscreva-se e não perca!

 

>> Acompanhe a agenda completa da programação digital nos canais do Sesc Pinheiros: instagram.com/sescpinheiros | facebook.com/sescpinheiros | youtube.com/sescpinheiros