Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Contos Radiofônicos

Foto dos integrantes do grupo Projeto Fio da Meada
Foto dos integrantes do grupo Projeto Fio da Meada

Já ouviu histórias sobre a famosa "Era do Rádio", quando os aparelhos de televisão ainda estavam chegando - ou nem existiam nas casas dos brasileiros - e o rádio era a comunicação oficial de todos os lares? Notícias, músicas, novelas, tudo passava pelas ondas mágicas do rádio....

Pois essa pandemia que estamos passando traz à tona, também, muita coisa interessante do passado. Como sentar-se ao lado do rádio por exemplo, e deixar uma narração nos levar distante, usando nossa imaginação. Foi no intuito de resgatar a conexão com a fantasia, de atingir o maior número de pessoas possível e de aproximar o público infantil (e não apenas) à literatura e ao imaginário popular, que o Sesc Catanduva trouxe novamente o rádio como a grande estrela da programação para as crianças e famílias.

Começa no mês de julho o projeto Contos Radiofônicos, com o repertório ‘Contos Caipiras, Capiaus, Matutos e Caboclos.’ Com histórias diferentes a cada apresentação, a atriz e contadora de histórias Poliana Savegnago e Alan Silva no acompanhamento musical (do Projeto Fio da Meada - de Brodowski/SP) apresentam um pouco da sabedoria dos moradores da roça em narrativas do interior do Brasil. Eles, ao vivo na rádio, e os ouvintes, em casa, no carro, ou em qualquer local onde haja um rádio ligado. 

O público poderá seguir essa programação a partir do dia 8 de julho. As contações acontecem quartas e sábados, às dez da manhã, na rádio Band Fm Catanduva, na frequência 96,1, parceira deste mês no projeto. O que antes acontecia no Espaço de Brincar do Sesc Catanduva, passa a acontecer lá no estúdio da rádio, devido às medidas de isolamento social para conter a disseminaçao do covo coronavírus. 

E o projeto não para aí. As temáticas serão variadas conforme o mês, porém sempre focadas no estímulo da criatividade e capacidade imaginativa do público infanto-juvenil. Contos como ‘Isto é Onça!’, ‘Boi Leição e o vaqueiro leal’, ‘Umas e Outras do Pedro Malazarte!', ’No meio da mata escura', 'O cumpadre da morte’ e 'Festa no Céu (No tempo em que os bichos falavam)’ são algumas das histórias que farão parte desta sequência de contações.

Chega mais, ligue o rádio e sintonize-se com os Contos Radiofônicos do Sesc Catanduva!