Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Esporte também é diversão! Conheça 5 maneiras de praticar com as crianças em casa

Educadores do Sesc São Paulo trazem atividades para fazer com as crianças e ficar ativo em casa.
Educadores do Sesc São Paulo trazem atividades para fazer com as crianças e ficar ativo em casa.

A infância, sem dúvida alguma, é uma fase muito importante para a criação de bons hábitos, além de ser um momento em que as crianças têm muita energia e estão dispostas a participarem de qualquer tipo de jogo ou brincadeira.

Durante esse período em casa, encontrar maneiras de distrair e divertir as crianças pode ser um dos maiores desafios para a família. Ser criativo na escolha de jogos, na criação de brincadeiras diferentes, que explorem os movimentos e entretenham, são receitas para aqueles momentos de pausa nos estudos. Vale lembrar que as atividades com movimento são divertidas, mas além disso, são práticas de atividades físicas que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo, físico e social.

Mas como praticar esportes em casa? Sim, é possível! Neste perfil esportivo do Sesc São Paulo no Instagram há muitas dicas, aulas e informações sobre esporte e atividade física, além de conteúdos voltados para a família. Confira alguns desafios do @esportesescsp para manter uma rotina mais ativa com qualidade de vida e bem-estar, para todas as idades e gostos!

Voleibol Sentado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EsporteSescSP (@esportesescsp) em

Você conhece a modalidade paralímpica chamada voleibol sentado? Nessa atividade, a educadora Paula Requena do Sesc Guarulhos traz algumas formas diferentes de deslocamentos e brincadeiras que ajudam a desenvolver as capacidades e habilidades específicas para o jogo, além de apresentar de maneira divertida a modalidade. Para realizar a atividade com as crianças separe bolas de tamanhos variados, bolinhas de meias ou até de papel. Bexigas também podem tornar a brincadeira mais divertida!

Brincadeiras com as pernas e os pés

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EsporteSescSP (@esportesescsp) em

Há muitas maneiras de exercitar os membros inferiores de uma forma divertida. Em dois vídeos, a educadora Aline Brito, do Sesc São Caetano, apresenta uma variedade de brincadeiras para toda a família se movimentar de maneira criativa, criando jogos e brincadeiras que desenvolvem chutes e passes.

Estimulando os sentidos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EsporteSescSP (@esportesescsp) em

Que tal brincar com os olhos vendados? Nesta atividade, a ideia é descrever com movimentos ou imitar diferentes objetos, e ainda se deslocar pelo espaço. Vale usar a criatividade e diferentes objetos que tiver em casa para estimular os sentidos da criançada, como sugerem as educadoras Aline Brito, do Sesc São Caetano, Nicole Chiba, do Sesc Bauru, e Martha Frigene, do Sesc Campinas.

Ação e reação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EsporteSescSP (@esportesescsp) em

Algumas atividades simples que focam em deslocamento e agilidade são formas interessantes de ajudar os pequenos a treinar essas habilidades motoras. A educadora Daniela Souza, do Sesc São José dos Campos, sugere brincadeiras que, além de estimular a agilidade, propõem que as crianças mudem a posição do corpo no menor tempo possível, um desafio para a mente e para o corpo.

Cama de gato

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EsporteSescSP (@esportesescsp) em

Você se lembra da cama de gato? É uma ótima atividade para adultos e crianças brincarem juntos em ambientes pequenos como corredores e alguns cômodos. Uma brincadeira tradicional que pode ser adaptada no ambiente de apartamentos e casas que não possuem espaços amplos, mas que permitam práticas corporais e brincadeiras para crianças e adultos. A educadora Juliana Simões, do Sesc 24 de Maio, propõe criar um corredor de teias com lãs e linhas. O desafio é passar pelo labirinto sem tocar em nenhum cordão, explorando as possibilidades de movimentos, ao rastejar rolando e passando por cima ou por baixo deles. Além das habilidades motoras, a brincadeira também estimula as crianças a pensarem sobre estratégias para brincar.

Toda semana, o @esportesescsp propõe novos desafios de jogos e brincadeiras para toda a família, acompanhe as dicas de atividades criativas para que permaneçam ativos em casa.