Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Edgar Morin discute humanismo e solidariedade ao vivo na programação #EmcasacomSesc

O filósofo e sociólogo Edgar Morin encontra Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, para um bate-papo virtual sobre o cenário atual da pandemia, tendo como eixo os saberes e as reflexões que o pensador francês estabeleceu em sua obra. O diálogo Humanismo e solidariedade na sociedade contemporânea faz parte da série Ideias, e será transmitido ao vivo no próximo domingo, 26 de julho, excepcionalmente às 11h, em youtube.com/sescsp e em facebook.com/sescsp

Nos últimos meses, Edgar Morin vem sendo convidado a discutir os impactos que a Covid-19 lançou sobre o mundo e, mais amplamente, a traçar cenários acerca dos aspectos socioculturais e políticos da civilização contemporânea. Conceitos centrais de sua obra, como o humanismo e a solidariedade, podem guiar uma reflexão sobre o momento presente, marcado  pela dúvida, pelo isolamento social, pelo imprevisto do cotidiano e pela crise ética e política que atravessamos. 

Com mediação e apresentação da jornalista Heloisa Pisani, o encontro marca também o lançamento do novo website dedicado à vida e obra de Edgar Morin, que completou 99 anos neste mês de julho. O site sistematiza cronologicamente o rico itinerário de vida do pensador francês ao longo do século XX, destacando os momentos mais marcantes em formato de história em quadrinhos. Para aprofundar os estudos, as palavras-chaves de sua vasta obra são apresentadas em forma de círculo poético, com animações sonorizadas, evidenciando a abrangência e a atualidade das reflexões de seu complexo pensamento.

Sobre os participantes:

Edgar Morin – Antropólogo, sociólogo e filósofo francês. Pesquisador emérito do CNRS. Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.

Danilo Santos de Miranda – Filósofo, cientista social e especialista em Ação Cultural. Diretor do Sesc São Paulo. Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Rede Nossa São Paulo e o Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo. É membro da Art for the World, com sede na Suíça.

Mediação e apresentação: 
Heloisa Pisani – jornalista (Unesp), mestre em Multimeios (Unicamp) e especialista em Gestão Cultural (Itaú Cultural/ Universidade de Girona). Assistente de Relações Internacionais do Sesc