Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Alimentação #EmCasaComSesc: próximos episódios!

A alimentação foi uma das áreas que sofreram grandes impactos desde que o mundo começou a passar pela pandemia da COVID-19. Parte da população teve seus hábitos alimentares alterados, seja pela necessidade de fazer todas as refeições dentro de casa, pelas variações emocionais vividas, pela diminuição da renda ou mesmo pela busca de um momento de prazer dentro da cozinha.

Buscando fortalecer suas ações permanentes de educação alimentar e nutricional também na internet, o Sesc São Paulo apresenta a websérie Alimentação #EmCasaComSesc, em que profissionais que atuam nas Comedorias apresentam orientações para ajudar as pessoas a fazerem escolhas alimentares saudáveis.

A websérie é composta por 10 espisódios baseados em conceitos desenvolvidos pela área de Alimentação do Sesc em sua ação cotidiana, como as orientações oferecidas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, os programas terão aproximadamente 10 minutos e estarão disponíveis sempre às quintas-feiras, às 11h, no YouTube do Sesc SP.

Saiba quais serão os temas dos próximos episódios:

A cozinha também é lugar de aprendizado para crianças de todas as idades! No dia 27/8, a nutricionista Juliana Bastos mostra como envolver os pequenos no preparo de receitas é uma forma divertida de desenvolver diferentes habilidades que serão úteis por toda a vida. Para colocar as mãozinhas na massa, a receita escolhida foi o Pãozinho com Batata, apresentada pelo cozinheiro Jairo Vieira.

Dicas para aproveitar melhor as feiras livres e também o passo-a-passo de como higienizar as frutas, verduras e legumes, estão em destaque no episódio do dia 3/9, com a nutricionista Mayara Ramirez. Para variar nas combinações do dia a dia, a cozinheira Celma Barbosa vai ensinar a fazer uma salada colorida de encher os olhos.

Planejamento é a palavra chave para que seja possível priorizar a comida feita em casa. No episódio que vai ao ar no dia 10/9, a nutricionista Mariana Thalacker mostra como a organização ajuda a otimizar as compras, evitar o desperdício e garantir uma alimentação saudável e variada. A receita do dia é a canja, um preparo coringa que aquece e conforta, ensinada pelo cozinheiro Ingled Anderson.

Comer é mais do que ingerir nutrientes. Para ajudar na construção de uma boa relação com a comida, a nutricionista Tessa Cristine fala sobre a diferença entre a fome física e emocional no vídeo do dia 17/9. Ela aborda também a importância de nos conectarmos com os sinais que o corpo nos dá para que a alimentação seja saudável e prazerosa. Uma receita com gosto de boas lembranças está no cardápio do dia: o bolo de fubá, feito pelo cozinheiro Valdo Costa.

Quem nunca se sentiu perdido no meio de tantas informações sobre alimentação? No dia 24/9, o nutricionista Bruno Correia fala sobre o senso crítico necessário para evitar cair em falsas fórmulas milagrosas para uma alimentação saudável. Para completar, a cozinheira Dora Marçal ensina a preparar um macarrão com legumes simples de fazer, que vai bem no almoço ou no jantar.

O último episódio estreia no dia 1/10 e traz uma mensagem fundamental: a importância do combate ao desperdício de alimentos. Organização, criatividade, compra consciente e aproveitamento integral de alimentos são formas de evitar o desperdício dentro de casa, apresentadas pela nutricionista Aline Oliveira. Para aproveitar a sobra de arroz e as folhas, cascas e talos que não costumamos usar, o cozinheiro Aldenor Silva ensina a preparar um Bolinho de Arroz delicioso.

Veja todos os episódios da webérie na playlist