Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Instalação "Floresta d'Água", de Afonso Tostes, chega ao Sesc Pompeia

Cantinho do ateliê de Afonso Tostes antecipa o que será visto em
Cantinho do ateliê de Afonso Tostes antecipa o que será visto em "Floresta d'Água"

A partir do dia 7 de maio, quem passar pelas Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia vai encontrar um espaço totalmente diferente: o leito de um rio. Mas calma, não se trata de um rio de verdade, mas sim da nova instalação do escultor mineiro Afonso Tostes, batizada de “Floresta d’Água”, que projeta nas Oficinas a interação entre uma floresta e um rio.

Com a curadoria de Daniel Rangel, o cenário da exposição é construído por meio de diversos materiais encontrados por Tostes em seu percurso de quatro anos pelas águas brasileiras. É o caso da obra “Linha do tempo (2019)”, pensada exclusivamente para essa exposição, que retrata os caminhos percorridos pelo escultor pelos rios nacionais à procura de remos de madeira utilizados por comunidades de diferentes regiões. Na obra, dois desses remos são amarrados por cordas em uma ligação instável, que conecta as lembranças das realidades a que pertenceram.

Os materiais encontrados tomam outras proporções e significados nas mãos de Tostes. Troncos secos, cordas, madeiras velhas, utensílios e pedras, tudo se transforma e compõe a narrativa da mostra, que busca explorar os elementos fundamentais para o ciclo da vida. Quando somados, esses objetos remodelam o local. “O trabalho desloca o visitante para um outro espaço e tempo”, afirma o curador da instalação.

Outro exemplo desta viagem metafórica é a escultura “lgbo” (2019),  com mais de 5 metros, formada por três troncos empilhados de maneira irregular logo na entrada das Oficinas. Ainda compondo o espaço, no corredor central, será possível ver um extenso varal com desenhos de folhas, flores, frutos e galhos, realizados sobre páginas de antigos livros e revistas.

A instalação estreia o Projeto Ofício:, que propõe a análise e apropriação de técnicas e práticas abordadas nas Oficinas de Criatividade do Pompeia na produção artística contemporânea. Neste primeiro ano do projeto, o eixo temático foi intitulado “Farpas”, remetendo à marcenaria. No primeiro, semestre, o artista convidado é Afonso Tostes; depois, quem ocupa o espaço na segunda metade do ano é Ana Mazzei. 

Para os que quiserem se aventurar por essa exposição e admirar a ressignificação de objetos, as visitações ficam abertas até dia 18 de agosto, de terça a sábado, das 10h  às 21h30, e domingo e feriados, das 10h às 19h30.