Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Você tem fome de quê?

(Foto: Mariana Krauss)
(Foto: Mariana Krauss)

Mindfulness é uma técnica que ajuda a desenvolver a atenção plena, a valorização do momento presente. Curiosidade e ausência de julgamento são também atitudes estimuladas por ela. De acordo com a professora de yoga e meditação Daniela Miskalo, tudo pode ser uma experiência de mindfulness, desde caminhar na rua até tomar um cafezinho. “O mindfulness é um convite para estar aqui e agora, viver o presente. É possível levar isso para a mesa, no momento de se alimentar.

Esse é o propósito dos encontros de “Mindful eating”, realizados no Sesc Vila Mariana durante o Inspira – Ações para uma Vida Saudável. Apesar do nome diferente, a proposta é simples: prestar atenção aos sinais do próprio corpo e às sensações provocadas pelos alimentos a partir de seus formatos, texturas, aromas e sabores. Quantas vezes vamos comer sem saber por quê e nem o que desejamos de verdade?

Christina Demant e Daniela Miskalo (foto: Rachel Sciré)

É preciso entender que não possuímos apenas a fome física”, destaca a psicóloga Christina Demant, especialista em transtornos alimentares e que realiza a atividade com Daniela. Ela explica que existem diferentes tipos de fome, por exemplo, quando comemos por nos sentirmos tristes, ansiosos, para comemorar alguma situação. “É importante desenvolver uma consciência a esse respeito para descobrir o que o corpo necessita naquele momento, honrar a nossa fome e agir de acordo com ela.” 

Da mesma forma, o autoconhecimento em relação à alimentação pode ajudar a conciliar benefícios, como a saciedade física à satisfação em relação à comida. Algumas pessoas gostam de alimentos crocantes, outras valorizam ter muitas cores no prato, há quem prefira refeições mais pastosas ou leves em determinados horários. “Se em um dia, o paladar doce está me agradando mais, eu posso comer um doce com prazer, sem culpa. O desafio é não se alimentar de forma automática, quando bater a fome ou der o horário. A consciência nos dá o poder da escolha e de respeitar a vontade do corpo”, diz Christina. 

O Inspira – Ações para uma vida saudável acontece durante o mês de abril em todas as unidades do Sesc São Paulo. Acesse sescsp.org.br/inspira, conheça a programação completa e inspire-se!