Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto Singularidades discute poder da autobiografia no Sesc Ipiranga

Trecho da performance
Trecho da performance "Um Corpo Só", da dançarina e coreógrafa Vanessa Macedo.

Entre os dias 10 e 14 de abril, o Sesc Ipiranga recebe as ações do Projeto Singularidades que tem como proposta oferecer espaço para apresentações de trabalhos solos, que surgem por meio da investigação autobiográfica, da criação autoral e da afirmação de identidades na dança. Com apresentações de dois espetáculos em sequência a cada dia, a programação conta ainda com o bate-papo de lançamento do projeto e uma residência artística que investiga os materiais de criação dos trabalhos apresentados.

De  11 e 14 de abril o auditório da unidade recebe os solos Abominável, de Larissa Ballarotti, Marcela Banguela, de Natália Mendonça; Besta de Joana Ferraz e Gênera, de Flora Kountouriotis, sendo dois espetáculos por dia apresentados na sequência. Os solos se juntam a fim de apresentar questões comuns que permeiam tanto as trajetórias individuais, expressadas na dança, quanto aspectos compartilhados por muitos nas relações cotidianas.

Programação de Solos:
11/4: Besta e Gênera
12/4: Marcela Banguela e Abominável
13/4: Abominável e Besta
14/4: Gênera e Marcela Banguela

A residência Estudos para criar outro de si no mundo e outro mundo para si acontece de 11 a 14 de abril. A atividade é um espaço na qual as artistas se revezam na condução de um processo de investigação dos materiais de suas criações por meio de um disparador: uma entrevista de Lucrecia Martel na qual ela diz que "o monstro é um mecanismo que deseja sem nenhuma lei. Não deseja os homens, não deseja as mulheres. O monstro deseja".  A ação é gratuita e aberta a inscrições.

Abrindo a programação no dia 10/04, às 20h, acontece o bate-papo Autobiografia, autopoiese e performatividade em dança, com mediação de Samira Brandão e participação de Debora Marçal e Vanessa Macedo. A proposta é discutir a investigação autobiográfica, a experiência autopoiética e performativa em dança. Para entendermos mais sobre as conexões do universo da dança contemporânea com os estudos em autobiografia, convidamos as partipantes do bate-papo para uma conversa que você pode conferir abaixo: