Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Paulista Cultural 2019! Atividades gratuitas e intercâmbio entre instituições culturais neste domingo 28/4

Domingo de Paulista Aberta. Foto: Pedro Vannuchi / KonigsbergerVannucchi.
Domingo de Paulista Aberta. Foto: Pedro Vannuchi / KonigsbergerVannucchi.

Sete grandes instituições culturais localizadas na avenida mais conhecida da cidade se unem pela segunda vez para oferecer um domingo inteiro de atividades gratuitas no dia 28 de abril: a Paulista Cultural. A iniciativa pioneira, organizada pela Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House, MASP e agora Sesc Avenida Paulista, que se junta à equipe nesta edição, engloba atividades voltadas ao teatro, à música, às artes visuais, à dança, à literatura, à fotografia e à gastronomia, além do cinema.

Anunciando este novo eixo cultural da cidade, o projeto reuniu mais de 40 mil pessoas em sua primeira edição, em março de 2018. O objetivo da Paulista Cultural é reforçar o potencial turístico e artístico deste marco da cidade, além de promover um intercâmbio de atividades inédito entre as instituições participantes.

No domingo, 28/4, a partir das 10h, cada uma das sete instituições preparou uma programação especial para receber o público, além de abrigar atividades de outra. A ideia é proporcionar uma imersão cultural ao longo de toda a avenida, que estará aberta para pedestres, como é de costume aos domingos. A ideia é que cada pessoa possa montar seu próprio roteiro e ter a oportunidade de conhecer novos endereços, além de se surpreender nos espaços já conhecidos. O Itaú, apoiador desta edição da Paulista Cultural, irá disponibilizar suas bikes com gratuidade no dia do evento, em parceria com a Tembici.

Nesta edição, Centro Cultural São Paulo, Cidade Matarazzo, Blooks, Museu do Futebol, Cine Reserva Cultural e Blue Note juntam-se às instituições parceiras do ano passado – CINEARTE Conjunto Nacional, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Paulista Viva e Teatro Gazeta. Todos os apoiadores também preparam uma programação especial para o evento. Confira mais detalhes no facebook e instagram do evento.

Programação do Sesc Avenida Paulista

Teatro

14h30
Quem Vem de Longe - Com As Graças

Três mulheres acompanhadas de um músico chegam à praça carregando um monte de sapatos, que vão ser usados para criar um mapa povoado por seres que foram deslocados de sua terra natal e também da sociedade. O espetáculo trabalha a situação dos migrantes, imigrantes, errantes e andarilhos, assim como os caminhos e as instabilidades desses seres em movimento. Classificação Indicativa: Livre. Praça (Térreo)

18h 
Apenas o Fim do Mundo

Espetáculo do grupo teatral Magiluth, de Recife (PE). Conta a história de um homem, ausente há bastante tempo, que retorna à casa da família para dar a notícia de sua morte próxima. Um reencontro que se dá em um domingo, ou ainda, ao longo de quase um ano inteiro. Classificação Indicativa: Livre. Retirada de ingresso 1h antes. Arte II (13º andar)

Turismo

10h30 e 14h30
Visitas Patrimoniais-artísticas: Uma Paulista e Infinitas Vistas

Visitas-vivências com educadores selecionados em que serão abordados temas relacionados à Avenida Paulista, bem como das diferentes instituições culturais que fazem parte do local. Dividido em dois circuitos, os roteiros apresentarão conteúdos e sensibilizarão o público em relação aos aspectos históricos, arquitetônicos, artísticos e patrimoniais da relação entre a avenida, os seus polos culturais e os diferentes públicos que as frequentam. Classificação Indicativa: 10 anos. Retirada de ingresso 30 min antes na Loja Sesc (2º andar). Praça (Térreo).

Música

17h30
Bloco Afro Ilú Obá de Min

Composto por mulheres ritmistas, o Bloco Afro Ilú Obá De Min apresenta danças e cantos em iorubá, provenientes dos terreiros de candomblé e das culturas populares. Com direção musical das percussionistas Beth Beli e Mazé Cintra, o grupo desenvolve pesquisas sobre as matrizes culturais africanas e afro-brasileiras, reafirmando a participação feminina no toque do tambor. Classificação Indicativa: Livre. Praça (Térreo).

Circo

14h e 17h
Intimisterium

Intimisterium é uma intervenção itinerante com mágicas de proximidade apresentadas por um personagem misterioso.
Cinco magos vestidos de preto propõem ao público um jogo de caça ao tesouro através da magia. Com os rostos cobertos e sem falar uma só palavra os Magos Mudos das Sombras estão espalhados pelo espaço da intervenção.
Classificação Indicativa: Livre. Praça (Térreo)

Crianças

10h30
Shantala para Bebês e Crianças 

Oficina lúdica entre pais e filhos de Shantala, técnica de massagem, que tratará brevemente sobre a importância do toque para a criança e em seguida será proposto uma prática da técnica que permitirá aos responsáveis realizar a massagem em casa. Classificação Indicativa: Livre. Crianças (3º andar).

12h30
Brinca Yoga para Famílias

Vivência para toda família que estimula a comunicação positiva e o fortalecimento dos vínculos afetivos na prática do amor. Com brincadeiras corporais, músicas e técnicas simples de respiração, relaxamento, massagem e meditação. Classificação Indicativa: Livre. Crianças (3º andar).

15h
Rodas e Brincadeiras Cantadas 

Resultado da publicação do Livro Rodas e Brincadeiras Cantadas, a Cia Cultural Bola de Meia apresenta cantigas da Cultura da Infância e de própria autoria permeadas com advinhas, trava-línguas, histórias cantadas, bonecos e intervenções cênicas. A plateia é convidada a interagir de diferentes maneiras: cantando, dançando e recitando versos.  Classificação Indicativa: Livre. Crianças (3º andar) Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

15h e 17h
Sensibilizações dançadas para pequeninos – voo, pouso e revoada

Vivência de dança para pais e seus pequeninos, que une a dança, o teatro e a música, conduzida pelas artistas Veronica Avellar, Danielle Rocha e Letícia Goes, integrantes do Coletivo Corpo Aberto. Atividade é destinada para bebês e crianças até 8 anos e toda a família. A intervenção REVOADA, convida a dançar com a natureza, com seus galhos, folhas, ventos e passarinhos. Tendo a lua como farol, a intervenção abre caminho à contemplação, para o simples e para a poesia. Classificação Indicativa: Livre. Retirada de ingresso 30 min antes. Crianças (3º andar).

Tecnologias e Artes

10h30 / 12h30 / 14h30 / 16h30
Diorama Metropolis FPV

Intervenção artística e tecnológica com participação do público composta pela maquete de uma cidade futurística e imaginária - construída em papelão ondulado e munida de iluminação LED, interna e externamente - cortada por vias de trânsito. Nestas vias se deslocam carros equipados com mini câmeras e transmissores de vídeo, promovendo ao espectador uma visão em primeira pessoa (FPV), como se estivessem mesmo dentro dos carros. A experiência cria, assim, uma sensação ambígua e fantástica, entrecruzando as realidades virtual e analógica.
Classificação Indicativa: Livre. Retirada de ingresso 30 min antes. Tecnologias e Artes (4º andar)


Esporte e Atividade Física

10h10
Reflexologia 

Conhecida nas artes orientais, a terapia parte do princípio que todo o corpo é representado na zona dos pés, onde cada ponto é estimulado através das terminações nervosas. Um dos objetivos da técnica é auxiliar no tratamento de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais estimulando os reflexos do corpo por meio dos pés. Com educadores físico-esportivos do Sesc. Classificação Indicativa: Livre. Corpo I (10º andar).

10h30 / 12h / 14h
Pilates solo

O Pilates Solo é um método que visa tonificar e alongar a musculatura, realinhar a postura, com exercícios respiratórios proporcionando a integração corpo e mente. Com os instrutores de atividades físicas do Sesc. Classificação Indicativa: 12 anos. Retirada de ingresso 30 min antes. Corpo III (12º andar).

11h
Ginástica Para Todos

A atividade promoverá a experimentação de diversos movimentos ginásticos, característicos da ginástica para todos, de forma coletiva, desenvolvendo ritmo, expressão corporal e coordenação motora.
Classificação Indicativa: 12 anos. Corpo II (11º andar).

11h30
Ginástica Multifuncional

Aula aberta de habilidades motoras apresentando possibilidades de atividades em grupo na Ginástica Multifuncional. Classificação Indicativa: 12 anos. Corpo II (11º andar).

12h15
Tênis de Mesa 


Prática recreativa da modalidade com mediação dos instrutores do Sesc. O material será disponibilizado no local. Classificação Indicativa: Livre. Corpo I (10º andar).

12h30
Circuito Ginástica Multifuncional

Atividade circuitada para apresentação das possibilidades de exercício com diversos equipamentos e materiais da Sala de Ginástica Multifuncional. Classificação Indicativa: 12 anos. Corpo II (11º andar).   

14h30
Shuffleboard 

Vivência do esporte individual no qual os jogadores usam um taco para empurrarem discos que deslizam sobre uma quadra. O objetivo é posicioná-lo dentro da área de pontuação triangular.     
Classificação Indicativa: Livre. Corpo I (10º andar).

14h30
Maratona de Ritmos

Aula aberta contemplando diversos ritmos, abordando linguagens que permitem diversas experimentações do dançar tendo como finalidade promover a consciência corporal, a coordenação motora, a socialização e a cultura do corpo.
Classificação Indicativa: 12 anos. Corpo II (11º andar).

15h30
Yoga


Vivências da modalidade que desenvolve posturas (Ásanas) em busca da melhora da flexibilidade, força, equilíbrio e relaxamento. Com os instrutores de atividades físicas do Sesc. Classificação Indicativa: 12 anos. Corpo I (10º andar).                 

17h
Meditação                               

Práticas corporais por meio de vivências de Meditação.
Classificação Indicativa: 12 anos. Corpo III (12º andar).

Literatura

15h
Leitura Surpresa. Com Sarau do Binho.

Apresentando autores desconhecidos do grande público, o Leitura Surpresa oferece livros de escritores, escritoras e poetas num baú ao redor do qual gravitam três pessoas. Elas abordam o público oferecendo a leitura do trecho de algum livro escolhido para aquele momento. O livro, cujos trechos serão oferecidos ao público, estarão disponíveis para empréstimo na biblioteca.
Classificação Indicativa: Livre. Av Paulista, em frente ao Sesc.

15h / 16h / 17h
Testando Conexões          

Uma dupla de pesquisadores estranhos, circula entre as pessoas fazendo testes para descobrir qual é o autor que se conecta a sua vida. Este teste passa por um questionário que investiga desde suas conexões nas redes sociais e regionais, preferências ao acordar, se banhar, comer. Após a divertida brincadeira o público é presenteado com a leitura de um poema ou trecho de livro do "seu autor conectado" e ainda é etiquetado para que todos saibam como ele está se sentindo, fazendo uma alusão aos sentimentos expostos nas redes sociais. Classificação Indicativa: Livre  Biblioteca (15º andar).

10h30
Mediação de Leitura        

Dois mediadores animam o espaço, realizando leituras em grupos e leituras individuais.
Classificação Indicativa: Livre. Biblioteca (15º andar).

Meio Ambiente

11h
Que Lugar É Esse?   



Experiência com óculos de realidade virtual traz a proposta de conexão entre áreas verdes e espaço urbano. Com foco na biodiversidade dos parques e detalhes da paisagem propõe um olhar diferente sobre a região da Avenida Paulista. Classificação Indicativa: Livre. Convivência (2º andar).

Cinema

10h30
Minha Vida de Abobrinha


(Ma vie de Courgette. Dir: Claude Barras. Suíça/França, 2016, 66', Cor, Dublado).
Ícaro, apelidado de Abobrinha, perde sua mamãe em um acidente e é levado por Raymond, um policial, a um lar para crianças. Lá, ele faz novos amigos, como Simon, Ahmed, Jujube, Alice e Béatrice, que não foram poupados pela vida. Um dia, é a vez de Camille chegar para morar no orfanato. Classificação Indicativa: Livre. Retirada de Ingresso 30 min antes. Praça (Térreo).

Intercâmbios

Casa das Rosas no Sesc Avenida Paulista

13h
Música: Sambas Escritos

Nesta atividade, o Coletivo Desde que o Samba é Sampa proporciona o encontro de autoras e autores que participaram da coleção Sambas Escritos, lançada em 2018. Durante o sarau, acontecerá a intervenção musical da roda de samba Massembas de Ialodês, encabeçada pela cantora Luana Bayô. Além da intervenção musical, trechos dos textos publicados e outros poemas serão compartilhados com o público. Classificação Indicativa: Livre. Praça (Térreo).

Sesc Avenida Paulista no IMS Paulista

10h30
Dança: JAMZZ

O Sesc Avenida Paulista propõe uma improvisação de dança em diagonal com a participação do público no Instituto Moreira Salles, o JAMZZ. Inspirada no Jazz Dance, a atividade convida todos os participantes para uma experiência estética e performativa vintage. A jam é alimentada principalmente por hits musicais dos anos 1980 e 1990.          
Grátis. Duração: 1h. Classificação indicativa: livre. Instituto Moreira Salles.

11h
Gabinete de Curiosidades e Habilidades (intervenção /Tecnologias e Artes) 

 

Inspirado pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades, o Gabinete das Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação em artes manuais, cinema e literatura. Duração: 6h / início 11h. Classificação etária: Livre Grátis. Entrada Livre. Instituto Moreira Salles.