Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Estremecer Auroras, uma exposição do artista suíço Augustin Rebetez

Fotos, esculturas e instalações audiovisuais formam a exposição de Augustin Rebetez
Fotos, esculturas e instalações audiovisuais formam a exposição de Augustin Rebetez

A Convivência do Sesc Consolação foi transformada para receber a exposição Estremecer Auroras, de Augustin Rebetez. Som, videoanimação, pintura, escultura, além de outras manifestações artísticas, compõem a grande instalação gratuita que aguarda o público para visitação a partir de 11 de abril. Augustin Rebetez é um jovem artista contemporâneo, natural da Suíça. Nessa empreitada, contou com a ajuda da curadora Adelina von Fürstenberg, ganhadora do Leão de Ouro na 56ª Bienal de Veneza (2015), e juntos montaram a exposição que permanece até 27 de julho na unidade.

Considerado um alquimista nas artes visuais, pois constrói um cenário mágico, carregado de personagens, quimeras e animais bizarros em suas exposições, Rebetez vem a São Paulo, a convite do Sesc, com apoio do Pro Helvetia e do projeto ART for the World. Ele monta um site especific (obra elaborada especialmente para o local) no espaço de Convivência da unidade. A construção é inspirada na cidade, considerada por Rebetez um museu a céu aberto, e em suas intervenções, como pichações e murais. Suas diversas exposições pelo mundo provocam o público com suas criações povoadas que refletem sua imaginação exuberante. Rebetez constrói um corpo de trabalho multifacetado que desafia a categorização.


Exposição em montagem com esculturas do artista (Foto: Carlos Daniel)
 
 

Combinação de sonhos

Para o artista, a exposição no Sesc Consolação é um trabalho envolvente, que agrega tudo o que ele encontrará à sua volta.

"Esta exposição é um convite à criação, à mistura de ideias, à combinação de sonhos. Meu trabalho começa nos lixões e acaba nos museus. Tento contaminar e transmitir minha cólera e meu engajamento, mas também pretendo entremeá-los delicadamente com vislumbres de esperança. Misturar, estremecer, perturbar e eviscerar a aurora. É um apelo à ação por meio da arte. Creio que é preciso escrever manifestos, pôr ideias em prática, trabalhar, expor, colaborar, fazer rir e provocar medo, incitar o desejo, o desejo pelo underground, contrapor-se à publicidade. Quero dar a meus amigos e ao público algo mais para beber."


Sobre o artista

Augustin vive em um pequeno vilarejo no interior da Suíça. Sua casa é também seu ateliê e uma residência artística aberta. Desde 2009, expõe seus trabalhos ao redor do mundo e já recebeu vários prêmios, como o Vevey International Photo Award, em 2014. Já criou exposições na França, na Austrália, no Líbano, no Japão, na Itália, em seu próprio país, Suíça e agora no Brasil. Dentre seus trabalhos, destaca-se a série de 12 curtas stopmotion com o diretor e palhaço Martin Zimmermann, The Adventures of Mr. Skeleton, lançada pela primeira vez no festival de fotografia Images Vevey. Também publicou vários livros e produziu diversos videoclipes e capas de discos para bandas e artistas como Louis Jucker, Coilguns, Emilie Zoé, The Young Gods, Los Orioles, Sophie Hunger, Donzelle, Gängstgäng.

 

Abertura: 11/4, quinta-feira, às 20h
Visitação: 12/4 a 27/7, de segunda a sexta, das 10h às 21h; sábados e feriados, das 10h30 às 18h30
Local: Sesc Consolação | Convivência
Ingressos: Grátis
Classificação etária: Livre

 

Projeto apoiado pela Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia no contexto de seu programa COINCIDÊNCIA – Intercâmbios culturais Suíça-América do Sul