Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ivo Muller traz a história do poeta alemão Rainer Maria Rilke

Foto: Priscila Prade
Foto: Priscila Prade

Rainer Maria Rilke foi um dos importantes poetas de língua alemã do século XX e sua obra é traduzida e admirada em todo o mundo até os dias de hoje. No Brasil, seus trabalhos foram traduzidos por nomes como Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Augusto de Campos.

Nascido René, em Praga (1875), Rilke decide mudar e assinar Rainer por sugestão da intelectual russa, Lou Andreas-Salomé, amiga e colaboradora de Freud e Nietzsche. Foi também secretário responsável pela correspondência do escultor Auguste Rodin, sobre quem escreveu um livro.

A peça aborda o universo de um escritor que tenta produzir alguma obra artística, mas há cerca de um ano só consegue escrever cartas. O universo epistolar é um contraponto ao mundo das redes sociais.


Foto: Priscila Prade

A montagem reformula e amplia a pesquisa de mais de dez anos do ator Ivo Müller em torno do poeta, que se tornou popular pelo mundo por meio da publicação de sua obra epistolar. As "Cartas a um Jovem Poeta" foram reeditadas diversas vezes no Brasil e é livro de cabeceira de muitos jovens e adultos. O professor de Literatura Alemã Ulrich Baer, que reuniu trechos de cartas do poeta num livro que no Brasil ganhou o título de "Cartas do Poeta sobre a Vida", relata que Rilke é um dos maiores escritores de cartas da Literatura que se tem notícia, tendo redigido mais de 11mil missivas. Outros destaques são: "Elegias de Duíno" e os "Sonetos a Orfeu".

A peça, dirigida por Arieta Corrêa, fica em cartaz no Auditório do Sesc Pinheiros até o dia 11 de maio de 2019. Para mais informações, clique aqui.