Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Velhice sem preconceito!

Karla Giacomin fala sobre preconceitos na velhice no Sesc Consolação
Karla Giacomin fala sobre preconceitos na velhice no Sesc Consolação

“Precisamos ter relações sociais positivas. Aprender a nos cuidar para cuidar dos outros”

A geriatra Karla Giacomin fez o encerramento das atividades da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa no Sesc Consolação e falou sobre preconceitos e discriminação nas diversas velhices brasileiras.

“Em um país sem memória, que valoriza somente o que é novo, ninguém quer ser, parecer ou reconhecer que esta velho”, argumenta Karla.

Esse preconceito com a velhice pode privar pessoas idosas de cuidados adequados. Por isso é fundamental reconhecer o problema e sensibilizar os idosos, familiares e profissionais de saúde a respeito dos disfarces e das consequências de suas atitudes no cuidado.

Falou também sobre eufemismos incorporados a cultura brasileira, para suavizar palavras e expressões que entendem como “duras”, por exemplo:

• Velho não, idoso!
• Idoso de espírito jovem
• Terceira idade, melhor idade e maior idade
• Infantilização: vozinho, vozinha, meus idosos, minhas meninas, velhinha, velhinho, mocinhas de ontem...

A partir do momento em que nascemos já estamos envelhecendo, e isso é um acontecimento natural que deve ser aceito e respeitado por cada um de nós como apenas fases da vida.

Segundo dados do IBGE em 30 anos de cada 4 brasileiros 1 será idoso no Brasil. Além da aceitação, Dra. Karla diz que é fundamental que as pessoas procurem envelhecer bem, compartilhando saberes, construindo relações solidárias e trocando ideias de convívio intergeracional, tendo a chance da troca com o outro sempre.


Esta Campanha faz parte do Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo, que por meio de atividades socioculturais e educativas, voltadas ao cidadão acima de 60 anos, busca promover, principalmente, a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração com as demais gerações.