Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sabores Juninos nas Comedorias do Sesc

Destaques do cardápio no Sesc Campo Limpo.<br>Foto: Zé Carlos Barretta.
Destaques do cardápio no Sesc Campo Limpo.
Foto: Zé Carlos Barretta.

Estamos naquela época do ano que deixa a gente com água na boca só de imaginar as comidinhas que vem por aí. Junho chegou nas Comedorias do Sesc com gostinho de arraiá das antigas, seja nos pratos mais tradicionais ou nas releituras inspiradas nos sabores das festas juninas que acontecem Brasil afora. São comidas que, além de alimentar, trazem lembranças e nos conectam às nossas raízes culturais. Se depender das nossas equipes de alimentação, essas tradições estão longe de acabar! 

Quitutes Tradicionais

A pipoca do cinema ganhou uma companhia junina no CineSesc: o bolo de fubá com goiabada. Pensa num bolo de fubá com uma camada bem cremosa... Lá no Sesc Itaquera tem! No Sesc Interlagos tem cuscuz de legumes e no Sesc Campo Limpo, uma das sobremesas é o creme de tapioca com cobertura de goiabada. O Sesc Bom Retiro embalou doce de abóbora e paçoca em trouxinhas de tecido colorido. Já no Sesc Belenzinho, o arroz doce, a canjica e o curau serão servidos quentinhos. Com todo jeito de sobremesa de vó, o Sesc Pinheiros terá em seu cardápio o doce de abóbora caseiro. 

No Sesc Campinas, entre as comidinhas especiais, serão servidos os clássicos milho cozido, pipoca e canjica. No Sesc Jundiaí tem arroz doce cremoso, curau e tigelinha de mandioca com carne. E que tal experimentar um cuscuz de tapioca no Sesc Sorocaba? O Sesc Catanduva convida para uma pausa com bolo de coco e café e em Birigui tem bolo de fubá coberto com goiabada. Chegando nas bandas do Vale do Paraíba, o Sesc Taubaté tem maçã do amor e pão de milho acompanhado com geleia e manteiga. O Sesc São José dos Campos destaca o bolinho caipira, uma gostosa tradição regional.   



Em Bauru você vai poder experimentar o pudim de milho com coco. Já no Sesc Registro, além do brigadeiro coberto com paçoca, será servido o bolo de mandioca. O Sesc São Caetano terá uma edição temática do Café no Jardim no dia 16/6. No cardápio estarão com suco de milho, café com melaço de cana e Pão de Batata doce com geleia de abacaxi e hortelã ou manteiga temperada com ervas.

Inspiração Junina

Curte cardápios com um toquezinho de ousadia? Também tem! No Sesc 24 de Maio, o bolo de fubá com erva doce ganha cobertura de foundant de limão siciliano. Por lá também será servida a tigelinha de purê de banana com paçoca de carne de sol. 

Outra paçoca, a de amendoim, é presença garantida em qualquer evento junino que se preze. No Sesc Campo Limpo ela é estrela de um dos bolos temáticos do cardápio, que é coberto com doce de leite. Em Santana é possível degustar o brigadeiro de paçoca. E o ingrediente principal da paçoca virou bebida quente no Sesc Vila Mariana: por lá haverá chá de amendoim para aquecer o friozinho do inverno. No Vila você também vai poder experimentar o bolo de quentão. 

No Sesc Avenida Paulista o destaque fica por conta do brigadeiro de batata doce roxa com chocolate e farofa de pipoca, e do trio junino com doce de leite, queijo minas araxá e goiabada cascão com xerém de castanha. Por lá também serão servidos caldos com sabores temáticos, como o de abóbora com carne seca e taioba. E o Sesc Santo Amaro trará a cada semana uma sobremesa diferente, como o creme de fubá com goiabada, o curau de abóbora e o creme de paçoca. 

Gostou? Não precisa correr nem comer tudo de uma vez! Algumas das unidades estendem seus cardápios temáticos até julho. Não esqueça de incluir uma pausa na Comedoria nas próximas vezes em que for ao Sesc!

Períodos
Sesc Avenida Paulista: de 13/6 a 17/6.
Sesc Santo Amaro: de 5/6 a 30/6, com variação semanal.
Sesc Vila Mariana: de 5/6 de  a 29/7
Sesc Itaquera: de 5/6 a 1/7
Sesc Santana: de 1/6 30/6.
Sesc Interlagos: de 9/6 a 1/7 (aos sábados e domingos)
Sesc Consolação: de 4/6 a 14/7
Sesc Campo Limpo: de 5/6 até 8/7, com variação semanal.
Sesc São Caetando: dia 16/6, das 10h às 16h (Café no Jardim)
Sesc 24 de Maio: de 5/6 a 30/6
Sesc Pinheiros: de 6/6 a 3/7, com variação quinzenal.
Sesc Bom Retiro: de 1/6 a 30/6.
Sesc Belenzinho: de 12/6 a 29/7.
Sesc Consolação: de 4/6 a 17/7.
Sesc Araraquara: de 5/6 a 27/7.
Sesc Campinas: de 1/6 a 1/7, com variação quinzenal.
Sesc Jundiaí: de 5/6 a 1/7.
Sesc Sorocaba: de 5/6 a 1/7
Sesc São José dos Campos: de 5/6 a 29/7.
Sesc Catanduva: de 6/6 a 30/6.
Sesc Bauru: de 5/6 a 30/6.
Sesc Taubaté: de 12/6 a 29/7
Sesc Birigui: de 5/6 a 1/7.
Sesc Registro: de 5/6 a 31/7.


Estão servidos?