Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quando a ausência é violência

Foto: Christian Langballe
Foto: Christian Langballe

Os idosos podem passar por situações que não são percebidas como violências, às quais prejudicam a qualidade de vida do envelhecer.


Uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, segundo dados das Nações Unidas.

As estimativas indicam que em 2050 teremos um idoso a cada cinco pessoas, alcançando 22% da população global. Pela primeira vez haverá mais idosos do que menores de 15 anos no planeta.

De acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, cerca de 38% das denúncias envolvendo idosos recebidas pelo Disque 100 incluem negligência. Na sequência estão violência física, psicológica, sexual, financeira, medicamentosa, emocional e social.

Ausências como as de acolhimento familiar, políticas públicas eficientes, de redes de apoio social, de representatividade na mídia, de permanência no mercado produtivo, entre outras, podem causar solidão, isolamento e o aumento na incidência de uma variedade de problemas de saúde física e mental.

Sentir-se só não é um problema apenas dos idosos, já que a convivência familiar contribui para a melhora geral do bem estar e diminui a vulnerabilidade em todas as faixas etárias.

O ano de 2018 caracteriza-se como o ano da Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, celebra os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos e também os 15 anos do Estatuto do Idoso.

A Campanha de conscientização da violência contra a pessoa idosa, que acontece de 7 a 15 de junho em todas as unidades do Sesc São Paulo, traz como tema principal Ausências. Por meio de palestras, encontros, vivências e ações artísticas, busca refletir sobre como diversas formas de ausência na vida da pessoa idosa podem ser caracterizadas como violências.

Esta Campanha faz parte do Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo, que por meio de atividades socioculturais e educativas, voltadas ao cidadão acima de 60 anos, busca promover, principalmente, a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração com as demais gerações.

 

Acompanhe a programação completa aqui.