Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Copa para curtir do seu jeito!

Instalação no Sesc Bom Retiro<br>Foto: Nadya Libreron
Instalação no Sesc Bom Retiro
Foto: Nadya Libreron

Para muitas pessoas ela parecia estar longe, mas rapidinho a Copa do Mundo Rússia 2018 chegou. E não é porque desta vez a distância do país sede seja mais de 14 mil km, não significa que você não vai viver o Mundial do seu jeito, afinal Futebol vai além de jogar bola. Tem programação pra todo mundo curtir seja jogando uma partida, ouvindo músicas inspiradas no futebol, conhecendo a história e trocando ideia sobre a competição ou até estampando sua própria camiseta personalizada. 

Confira os destaques que separamos e veja que tem programação pra curtir de diversas maneiras e do seu jeito.

NA CAPITAL

PRA COMEÇAR
Você não precisa ser a Marta ou o Neymar pra gostar de Futebol, mas se quer começar a fazer seus dribles, o Sesc Bom Retiro preparou um projeto especial com diversas atividades. Desde aulas de Futsal para Iniciantes até aulas teóricas e práticas pra quem quer entender melhor sobre a modalidade.

PRA APRENDER A HISTÓRIA
Se há 60 anos a seleção brasileira de futebol masculino conquistou seu primeiro título mundial, a seleção feminina teve sua primeira convocação oficial somente 30 anos depois. Essa diferença histórica na evolução das equipes está na exposição 60/30 – Conquistas do Futebol Brasileiro, que mostra como não é mimimi, tinha até lei que proibia a mulher de praticar a modalidade, além da falta de recursos e apoio. Com diferentes maneiras de abordar o tema, o Sesc 24 de Maio apresenta a exposição até 29 de julho.

Quem não lembra da Brazuca? E a famosa Jabulaaani? Estas são só algumas bolas das Copas mais recentes, mas não é só o nome e a estampa que falam sobre a história de uma bola. Após o apito final, só de olhar para elas dá pra saber um pouco do que rolou no gramado. Esse é o tema da exposição A Evolução Das Bolas Das Copas, do Sesc Parque Dom Pedro II. Até 22 de julho, o colecionador Rafael Martins apresenta suas réplicas de bolas usadas em Copas do Mundo para você ver que até a evolução tecnológica delas fala muito sobre o desenvolvimento do futebol.

PRA CANTAR

O ambiente de música é ambiente de Copa, claro. Afinal, as edições têm sua música-tema e o Sesc São Paulo ainda criou um Mundial de Playlists com uma seleção dos países pra você escolher a preferida e torcer pra que ela vença a competição. Além disso, também tem shows ao vivo nas unidades com músicas inspiradas no futebol.

O grupo Samba Futebol Clube vai trazer clássicos como "Na cadência do samba (que bonito é) ", "A taça do mundo é nossa", "1 x 1" de Jackson do Pandeiro e "Domingo eu vou ao Maracanã" de Neguinho da Beija-Flor para o palco do Sesc Parque Dom Pedro II, nos dias 17 e 27/6, domingo e quarta, às 14h.

Já o Sesc Campo Limpo recebe no dia 23, sábado às 20h, o Bloco Carregue a Pilha direto de Pernambucano com ritmos como frevo, maracatu, ciranda, coco, mangue beat em versões criadas pela banda com letras que falam de futebol.

PRA TROCAR IDEIAS 
Vão rolar diversos bate-papos com jornalistas esportivos e atletas sobre todo o universo do Mundial. No Sesc Pinheiros os próximos encontros acontecem nas terças-feiras de 21/6 a 5/7, a partir das 20h. Os temas vão desde racismo, homofobia e machismo no esporte, até análises sobre as edições anteriores.

No Sesc Ipiranga, jornalistas que cobriram diversas edições falam sobre histórias inusitadas e comentários a respeito da Copa de 2018. Dia 17/6 com Silvio Lancellotti e Cadu Cortez, e 27/6 participações de Lara Mota e Anderson Cheni, às 13h30.

PRA CRIAR
Além da tradição de pintar as ruas, nessa época todo mundo procura uma camiseta com sua cara pra torcer. O melhor jeito de conseguir é criando sua própria camiseta. O Sesc Osasco vai oferecer oficina de Arte Estencil com Estampas da Copa, e o melhor, de graça! Toda sexta-feira, de 6 a 27/7, às 14h e às 19h. É só chegar com 30 minutos de antecedência para pegar senha.

Quem não lembra dos mini craques? Então chegou a oportunidade de você criar o seu próprio com a oficina de brinquedos de papel do Sesc Campo Limpo, de 23/6 a 1/7, aos sábados às 14h. Depois ainda dá pra criar seu time e disputar partidas parecidas com as de Futebol de Botão.

PRA ASSISTIR
Luz, Câmera, Gooooollllll! O Sesc Itaquera separou uma coletânea de curta metragens que retrata um mosaico da cinematografia futebolística do Brasil, destacando as diversas faces do futebol, dentro e fora das quatro linhas. De 16/6 a 14/7, sábados, das 9h às 17h, serão exibidos curtas como “A Culpa é do Neymar” de João Ademir, e “Pelé: O Rei Desconhecido” de Ernesto Rodrigues.

PRA CONHECER OUTROS RITMOS
Uma das vantagens de uma competição mundial é conhecer os costumes de diversas nacionalidades diferentes. Para celebrar esse intercâmbio cultural, o projeto Fábrica do Movimento do Sesc Pompeia oferece aulas abertas de dança inspiradas pelos ritmos de alguns país ou regiões que disputam a Copa. Com música ao vivo, as aulas ensinam passos argentinos (09/06), africanos (16/06), latinos (23/06), árabes (30/06) e ritmos brasileiros (7/7). O evento rola aos sábados, às 17h no Deck, e tudo de graça!

PRA SE ENCANTAR



A Cia.K vai levar o Futebol para o palco do Sesc Belenzinho, mas esse palco é, digamos, bem diferente. Com a bola nas alturas e o time em outra perspectiva, o espetáculo Futebol Vertical apresenta uma partida de futebol com artistas (jogadores) que mudam de plano (verticalização) trazendo outro olhar para o esporte.

PRA COMER
Quem viu a recepção que a Seleção Brasileira teve quando chegou em Sochi, com certeza ficou babando com o Korovai, um pão típico russo que foi servido aos jogadores no hotel. Afinal, quem não gosta de experimentar a culinária de outro país? Você pode aprender alguns pratos na programação do Sesc Pinheiros. Na oficina Culinária Eslava: Rússia e Croácia, a chef e nutricionista Katia Gavranich, que é de origem croata, apresenta um painel gastronômico e ensina a preparar o Pogaca (pão de boas-vindas croata).


Já no Sesc Osasco, onde a programação vai carregar o tema Vem pra geral! Futebol, bate-papo e samba, vai rolar o Na mesa com Luis Fernando Veríssimo. Partindo das crônicas gastronômicas e futebolísticas do autor, você pode saborear o melhor de torcer, rir e chorar pela seleção com a típica comida de boteco. Com culinarista Ana Maria D'Angelo e intervenção artística com jornalista Beto Xavier e DJ Renato Rocha.

NO INTERIOR

PRA SE SENTIR NA RÚSSIA
Quem for ao Sesc Sorocaba vai se sentir na cidade-sede da Copa do Mundo 2018. Com uma ambientação toda inspirada nas tradições do país e uma programação recheada de atividades voltadas para o futebol.

PRA APRENDER A NARRAR
Se você adora contar a partida para os amigos que não assistiram e fazer aquele post na rede social mostrando os detalhes da disputa, vai curtir a Oficina de Narração Esportiva do Sesc Sorocaba. O jornalista esportivo Anderson Cheni vai desenvolver noções teóricas e práticas sobre a arte de narrar e construção de resenhas esportivas.

PRA JOGAR COM AS MÃOS
Mão é falta? Nesses jogos não! O Sesc Registro vai reunir diversos jogos em que a habilidade não é com os pés. O Pebolim, o Futebol Gulliver e o Futebol de Mesa são algumas das modalidades que você pode escalar seu time e desafiar um amigo ou amiga para uma partida acirrada.



PRA ENTENDER AS TORCIDAS
O futebol encanta muitas pessoas, é polêmico, uma paixão e até um negócio, por isso compõe diversos estudos sociais. Por isso, o Antropólogo pela Universidade de São Paulo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Luis Henrique de Toledo apresenta uma palestra no Sesc São Carlos com o tema: Aspectos antropológicos do esporte: as torcidas no contexto das cidades. Participe e mergulhe nesse universo de variadas dimensões e recortado por uma série de códigos como das cores, das roupas, dos cantos, das expressões verbais, da música, etc.

Estes são apenas alguns destaques da programação que inclui transmissão ao vivo dos jogos em algumas unidades, exposições, cursos, shows, espetáculos, vivências e muito mais. Confira a programação completa e prepare-se para viver tudo que este clima de Copa tem pra oferecer.