Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

5 atividades para colocar as crianças em contato com a natureza

Foi-se o tempo em que subir numa árvore ou escorregar com papelão numa praça eram atividades comuns entre as crianças. Hoje, a maioria delas passa boa parte do tempo conectada a aparelhos eletrônicos e não tem contato com espaços verdes ou brincadeiras ao ar livre.

Com a proposta de reaproximar as crianças da natureza, durante o mês de junho, o Sesc Sorocaba realiza uma série de ações como parte da programação do “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, projeto realizado pela área de Educação para Sustentabilidade do Sesc São Paulo.

Brincar ao ar livre traz muitos benefícios:
_combate a obesidade;
_fortalece a mobilização das famílias para a conservação da natureza;
_favorece a construção de vínculos afetivos com a natureza e outras formas de vida;
_estimula a família à participação cidadã, entre muitos outros benefícios.

Vamos, então, descobrir juntos como explorar espaços verdes e ao ar livre da cidade?

#1 História no parque
Começamos pelo mais conhecido de todos: o parque. Que tal ampliar um pouco a experiência dos tradicionais passeios de fim de semana? Aproveite para, junto às crianças, fazer uma pausa para observar a fauna e a flora. De árvores a pássaros, do córrego à arquitetura, tudo pode ser motivo para contemplação e, até mesmo, para um bate-papo que envolva um pouco de pesquisa e história. Que árvore é aquela? Qual o nome do lago presente ali? Qual a história por trás da construção do parque? Desta forma, adultos e crianças se divertem e aprendem juntos.

Jardim Botânico de Sorocaba (Divulgação/SECOM)          Jardim Botânico de Sorocaba (Divulgação/SECOM)

 

#2 Passeio de bike
Já experimentou conhecer a cidade de bike? Em muitas cidades há grupos de pedalada que realizam diferentes passeios pela cidade. No Sesc Sorocaba há um. Durante o passeio, você pode aproveitar para olhar (e pesquisar) espaços da cidade, como os rios. Outra opção são os parques - alguns costumam ter ciclovias, como o Parque das Águas, em Sorocaba. Andar de bike em parques é mais seguro para os ciclistas e pode render momentos de prazerosa interação com a natureza, ouvir seus sons, sentir seus aromas e seu frescor.

            Clube do Pedal do Sesc Sorocaba


#3 Desvendando seu bairro
Uma praça, um rio, uma casa com jardim, um parque, uma brincadeira na rua. É possível encontrar no seu bairro maneiras de pisar na terra, se conectar com plantas e bichos e brincar fora de casa. Caminhar pelas ruas pode ajudar a descobrir o que tem de interessante por lá e começar a exploração. Deixe os brinquedos em casa para que a criança possa praticar o livre brincar e descobrir diferentes formas de se divertir. Permitam-se pisar na terra, na grama, colocar as mãos na água (se o rio não for poluído), apreciar bichos e árvores.


(Pixabay)

 

#4 Trilha dentro da cidade
Algumas cidades oferecem opções de trilha para você se aventurar num passeio diferente sem sair da sua cidade. Para levar as crianças, prefira as trilhas mais leves. Este pode ser um bom começo para elas pegarem gosto pelo passeio e desejarem repetir. E ainda dá para completar com um piquenique. Que tal?


(Pixabay)

 

#5 Passeio “verde” no Sesc
Você sabia que o Sesc Sorocaba tem alguns espaços que permitem ao público um contato com a natureza? Sim, o prédio foi pensado de forma sustentável. Lá, há o Caminho das Águas, ciclo de aproveitamento da água da chuva;  dois ervanários, um perto da Comedoria e outro no 1o andar (no caminho para o ginásio), onde você vai encontrar diferentes ervas; e o Orquidário, que fica no 1o andar do ginásio e é um cantinho gostoso para contemplar as flores e a vista da cidade. Fica o convite para uma visita!


Orquidário (Mirella Ghiraldi)

E você, tem alguma sugestão de passeio para fazer com as crianças e mostrar como o verde e o brincar ao ar livre podem promover saúde, bem-estar e muita diversão? Compartilhe suas ideias com a gente! :)