Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Criança e natureza: uma relação instintiva que pode ser divertida e duradoura

Criança e os Elementos da Natureza<br> Foto: Willian Lopes de Abreu
Criança e os Elementos da Natureza
Foto: Willian Lopes de Abreu

Por viver muitos anos dentro do mato
Moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro –
Contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas
Por igual
como os pássaros enxergam

A poesia de Manoel de Barros (1916 – 2014) está repleta de infância, de seres e paisagens que nos levam a um estágio natural do existir. Bem próximo ao contexto de sua poesia, o tema “Criança e Natureza”, que conduz a edição deste ano do projeto do Sesc SP “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, convoca os pequenos a manterem sua conexão com a natureza e os incentiva a se tornarem cidadãos conscientes e participativos.

O projeto promove uma reflexão sobre a importância de pensar e ocupar as cidades e suas áreas naturais como territórios educativos e de brincar, oferecendo uma programação gratuita composta por palestras, oficinas, intervenções, vivências, bate-papos e encontros.

Como destaca Clarissa Pires, agente de educação ambiental do Sesc Birigui, as atividades e o tema do projeto estão ligados ao conceito de Biofilia, que significa atração pela natureza, algo naturalmente instintivo na criança.

“É um conceito que traz a essência do ser humano, principalmente da criança, de ser atraída pelo o que é natural. A criança naturalmente já está próxima a natureza, ela corre pra uma poça de água, corre em um parque. Mas a gente vai crescendo e vem a questão cultural, social, o trabalho, e tudo vai nos afastando... A criança não tem isso” - Clarissa Pires, agente de educação ambiental

Como ressalta Clarissa, o “Ideias e Ações para um Novo Tempo” deste ano se propõe a fortalecer esse laço das crianças com a natureza, para que elas aproveitem ao máximo e não percam essa conexão. “A gente se distancia e parece que não faz parte disso tudo. E há uma série de consequências”, diz ainda.

Fortalecer o sentimento de pertencimento ao lugar onde a criança vive, portanto, fará dela um adulto que respeita não só o meio ambiente, mas também as outras pessoas. Cuidar das coisas naturais do chão e do céu é, desta forma, cuidar de dentro de si.

Confira o vídeo: