Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto Saberes – Filosofia estreia com encontro com Marcia Tiburi

 


Foto: Pixabay

Apresentar o pensamento de grandes filósofos é a proposta do Projeto Saberes – Filosofia, que estreia no Sesc Sorocaba com a participação da filósofa Marcia Tiburi. Mais do que isso, a proposta é promover uma reflexão sobre temas que permeiam o nosso cotidiano e que, muitas vezes, podem ser analisados a partir das ideias de um pensador histórico.

Mensalmente, serão convidados para o encontro acadêmicos de diferentes universidades. Professores da USP, Unicamp e Uniso, entre outras, vão, a princípio, falar de filósofos europeus, mas a intenção do Projeto é abordar também outras linhas de pensamento, da África e América Latina, por exemplo.

Para Ana Carolina Massagardi, responsável pela programação de Artes Visuais e Literatura do Sesc Sorocaba, o Projeto Saberes – Filosofia propõe um convite à reflexão. “Muitas pessoas citam frases de filósofos, mas não sabem que há um pensamento por trás desta frase. Queremos, então, mostrar que existe este pensamento e que, a partir disso, elas podem buscar suas próprias reflexões. Pretendemos incentivar esta reflexão”, ressalta.

Durante os encontros, a filosofia estará sempre atrelada a um tema interessante, conforme explica Gustavo Sarti, sociólogo e educador de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba: “Você pega Hobbes e Rousseau, uma dobradinha de pensadores que fala: o homem nasce bom e a sociedade o corrompe, ou o homem é degenerado e a sociedade está aqui para fazer com que ele se comporte direito?. Este é um debate clássico da filosofia e que está no cerne de muita coisa que temos passado hoje em dia. Ou como é que a gente pensa na potência e na liberdade que a arte traz? E Nietsche tem muito a contribuir em relação a isso. Como é que a gente lida com o nosso corpo? Foucault está aí para falar sobre isso”, explica.

Com a exposição dos especialistas, o Projeto Saberes – Filosofia se propõe a elucidar esses e outros assuntos. E o público está convidado a participar, expor suas ideias, dúvidas, experiências e pontos de vista.