Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Eu me lembrarei: os filmes do Quebec

A mostra Projeta: Filmes do Quebec começa no dia 20 de junho no CineSesc. Trata-se de um recorte da produção cinematográfica de um território singular da América do Norte: o Quebec é uma das dez províncias do Canadá mas possui particularidades com sua trajetória histórica. A língua francesa é a mais falada nessa província que abriga quase um quarto da população canadense. Também é um lugar que acolhe migrantes de várias partes do mundo e possui grupos de habitantes nativo-americanos. Essas presenças aparecem de maneiras diversas em sua produção cultural, inclusive no cinema.

A diretora da mostra, Katia Adler, falou um pouco sobre sua vivência como produtora de festivais cinematográficos no Quebec e na ponte que esses eventos constróem: “Desde que pisei no Quebec me senti muito à vontade, com uma sensação estranha de que estava em casa. Com o passar do tempo entrei em contato com a vasta produção do cinema local, e pareceu-me evidente fazer um intercâmbio e dividir com os brasileiros essa produção tão rica.

A mostra apresenta a diversidade de olhares quebequense através de produções recentes e sucessos de outras épocas. Diretores como Denis Villeneuve (Incêndios) e Xavier Dolan (Laurence Anyways e Mommy) convivem na tela do CineSesc com jovens como Sophie Dupuis (Cão de Guarda) e Alethea Arnaquq-Baril (A Raiva dos Inuk). No total, são 15 longas-metragens e 16 curtas-metragens em sessões diárias no CineSesc até o dia 26 de junho. O CineClubinho também vai ser especial, com seleção de curtas do estúdio canadense ONF/NFB.

Como disse Thais Aun, diretora interina do Escritório do Quebec em São Paulo, parceiro na mostra: “O Quebec compartilha com o Brasil um grande amor e forte entusiasmo pela cultura, em todas as suas formas.” Se pensarmos no lema da província, “Je me souviens” (“Eu me lembro”, em português), a mostra Projeta: Filmes do Quebec será inesquecível para todos nós!

>> Para acessar a programação completa, clique aqui.