Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Criança e natureza: conhecer pelos sentidos

Os bebês puderam tocar e cheirar folhas e frutos para se aproximar da natureza<br>Foto: Danilo Cava
Os bebês puderam tocar e cheirar folhas e frutos para se aproximar da natureza
Foto: Danilo Cava

Lembra daquele cheiro doce, de algo cozinhando na casa da sua vó, ou da sensação de conforto que você tinha ao dormir com sua manta preferida? A infância é um prato cheio de memórias. Elas podem ser acionadas por meio de sensações e emoções. E é neste contexto, para um contato com a natureza, que o Sesc Consolação e a Arumã Brasil prepararam uma intervenção para os pequenos explorarem os sabores, texturas e aromas da natureza.

A cada encontro, um elemento diferente: água, terra, pedras, plantas, flores, frutas... Tudo para que os bebês tivessem contato físico com um mundo às vezes distante deles, mas que é a casa de todos nós. As vivências aconteceram aos sábados de junho, mesmo mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, no espaço dedicado a bebês, com intervenções sensoriais, o Cantos de Brincar.
A intenção era trazer a natureza para mais perto da realidade das crianças, como mais uma opção de brincadeira e aprendizado, interagindo com seus pais e com outros bebês.

Carol Daniele, mediadora da vivência, ressalta que todos os sentidos - olfato, visão, tato, audição e paladar -, foram ativados em cada encontro. No dia 23, a EOnline acompanhou o grupo de famílias que tiveram o olfato e o tato como principais sentidos acionados nas atividades, que variavam entre tocar e identificar folhas e temperos pelo seu cheiro.

A vivência aponta para essa aproximação com a natureza, que pode acontecer em qualquer espaço e como os pais são essenciais para acionar essa interação. E você? Com quais elementos da natureza tinha contato durante a infância? Com quais deles você mantém contato ainda hoje?