Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Colaborador de Lars Von Trier, Novi_Sad vem ao Brasil para abrir projeto no Sesc Pompeia

Conversamos com Novi_Sad, um dos artistas que apresentam suas obras no programa Prenúncios + Catástrofes, série de concertos que exploram as linguagens do audiovisual expandido, da música noise e do cinema imersivo durante os meses de junho e julho, no teatro do Sesc Pompeia.

Novi_Sad, codinome do músico experimental grego Thanasis Kaproulias, que colaborou, entre outros artistas, com o cineasta dinamarquês Lars Von Trier, abre o Prenúncios + Catástrofes com um laboratório de percepções sonoras e a performance de seu projeto audiovisual, respectivamente, nos dias 12 e 13/6.

No papo que o artista bateu com a EOnline, ele contou um pouco sobre seu trabalho, que você pode conferir no vídeo abaixo, e sobre suas expectativas para a vinda ao Brasil. Confira:

EOnline: Como você começou a trabalhar com música? E com audiovisual expandido?
Novi_Sad: Eu comecei a trabalhar com  música quando capturei pela primeira vez os sons da natureza. Eu estava inspirado e fascinado pela riqueza e pluralismo do ambiente sonoro e eu queria transformá-lo em música. Essa foi minha maior motivação e pontapé inicial. Já com o audiovisual expandido, eu primeiro colaborei e trabalhei com Ryoichi Kurokawa no projeto Sirens.

EOnline: Como nasceu a ideia da obra Internacional Internal Catastrophes?
Novi_Sad: A ideia da IIC nasceu durante uma viagem/residência na Islândia, em 2012, onde eu e Icaac Niemand gravamos os sons e as paisagens, respectivamente. Fomos lá com o proposito de coletar o material para esse projeto. Seu conceito e ideia já estavam prontos antes de nossa visita.  Depois dela, nós montamos todo o material e criamos o projeto audiovisual.

EOnline: O que você espera gerar no público que assiste ao seu trabalho?
Novi_Sad: Não é fácil descrever com palavras o sentimento que espero do público. Geralmente, depois da performance ao vivo de IIC, a audiência continua ponderando e imaginando, sem aplaudir, em silêncio. Isso pode ser considerado a prova/indicação de algum sentimento profundo, impossível de se descrever em palavras.

EOnline: Como você se sente sobre se apresentar no Brasil?
Novi_Sad: Eu tenho um grande respeito pela mentalidade, alma e o instinto artístico dos brasileiros. Eu espero uma noite imersiva com essa audiência, dedicada ao que eles vão ouvir e ver.

EOnline: Quais são suas expectativas para o projeto?
Novi_Sad: Eu espero que IIC seja apresentado em mais países e lugares ao redor do mundo, porque eu considero seus aspectos e impactos como globais, apesar de o material visual ser focado na Islândia. Para mim, esse projeto tem uma abordagem totalmente internacional.

IIC from Novi_sad on Vimeo.