Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A Rainha dos Parangolés em cinco músicas

Nos dias 15 e 16/6, Marcos Sacramento e Luis Flávio Alcofra homenageiam Aracy de Almeida (1914-1988) no show A Rainha dos Parangolés.

Figura icônica da música popular brasileira, Aracy era uma personagem multifacetada. Amiga de artistas e intelectuais, ela se consagrou na história da música popular brasileira como uma estilista do samba. Além disso, a artista era conhecida por seu humor afiado e seu empoderamento feminino, já nos anos 1930.
Durante o espetáculo, histórias saborosas de Aracy serão entremeadas com músicas de seu inestimável repertório, que inclui grandes compositores.

Confira cinco canções escolhidas por Marcos Sacramento, para você conhecer um pouco mais da obra da cantora:


1 - Último desejo - Samba

"Canção icônica de Noel Rosa, gravada originalmente por Aracy e regravado por muitos outros intérpretes (eu, inclusive, no CD Na Cabeça)"

 

2 - Quando tu passas por mim

"Pérola de Antonio Maria e Vinícius de Moraes, dois dos amigos de boemia de Aracy. Hermínio Bello, diretor do show e produtor do disco diz que canta essa música todos os dias. Foi uma emoção muito grande gravar essa obra-prima praticamente desconhecida do grande público."

 

3 - Camisa amarela

"Esse samba de Ary Barroso é um clássico. Já faz parte do repertório dos meus shows há muito tempo. Aracy gravou lindamente. O samba é cheio de humor, amor e picardia. Não poderia ficar de fora."


 

4 - Ganha-se pouco mas é divertido

"Mais um samba escolhido por seus méritos humorísticos, Wilson Batista e Ciro de Souza mandando bem demais na crônica social bem característica da época de ouro da musica brasileira."


 

5 - Tenha pena de mim

"Babaú e Ciro de souza criaram essa maravilha de samba que diz: "...trabalho, não tenho nada, não saio do miserê, ai ai meu Deus...tenho feito força pra viver honestamente. Aracy gravou esse samba em 1937, precisa dizer mais alguma coisa?"


 

Leia mais sobre Aracy de Almeida em:

DAMA DO SAMBA

O SAMBA EM PESSOA