Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Ipiranga promove Feira de Publicações com curadoria de Isabel Diegues

Foto: Tati Vieira
Foto: Tati Vieira

Entre os dias 8 e 10 de junho, o Sesc Ipiranga realiza uma Feira de Publicações que traz textos teatrais, obras críticas e ensaísticas, além de livros independentes de todo o país, exibidos e oferecidos à venda. Parte do projeto Dramaturgias, a feira conta com a curadoria da cineasta e editora Isabel Diegues. A atividade é gratuita e acontece com a presença de editoras como Cobogó, Giostri e Lamparina Luminosa, além das Edições Sesc, cujos títulos abrangem grande variedade temática, inclusive no campo da linguagem dramatúrgica e teatral.

A Feira

Com o objetivo de apresentar as possibilidades de edição e publicação de textos teatrais, diálogos entre teatro e literatura na escrita dramatúrgica e ampliar o debate sobre a expansão do mercado e a visibilidade de novas publicações, a curadoria de Isabel Diegues se dedica a destacar a produção contemporânea e assim o trabalho de editoras independentes e autores. O texto dramatúrgico pode nascer em ensaios, adaptações de romances, discussões e debates e, da mesma maneira, também pode ser lido dessas formas.
A Feira de Publicações nasceu do desejo de pensar sobre as influencias, confluências e questões inerentes aos textos e leituras de encenadores e artistas, para que dessa forma, o livro se torne também uma forma de levar a palavra cênica para novos territórios.

Entre as editoras que confirmaram presença na feira estão:
Atrito Art (PR)
Cândido editora (RJ)
Cia dos Atores (RJ)
Cobogó (RJ)
Coletivo Negro (SP)
Dobra Editorial (SP)
Edições Primata (SP)
Edições SESC (SP)
Editora 34 (SP)
Editora 7 letras (RJ)
Fortunella (RN)
Giostri (SP)
Grupo Galpão (BH) - publicações Autêntica Editora (SP)
Javali (BH)
Lamparina Luminosa (SP)
Patuá (SP)
Phármakon (SP)
Pontos de Fiandeira (SP)
SESI SENAI (RJ)
Teatro D'Aldeia (SP)
Terceiro Nome (SP)
WMF Martins Fontes (SP)
Imprensa Oficial (SP)
Companhia das Letras (SP)
Editora Malê (RJ)
Editora Letramento  (BH)
Unicamp (SP)
ALL Print (SP)
Folias D’Art (SP)
Grupo XIX de Teatro (SP)

O projeto Dramaturgias

Entre os meses de junho e dezembro, o Sesc Ipiranga realiza o projeto Dramaturgias. A programação conta com três eixos – Formação, Publicação e Temática - que ancoram cursos, ateliês, leituras cênicas e espetáculos. Criando uma rede de relações entre novos e consagrados dramaturgos, como Alexandre Dal Farra, Dione Carlos, Francisco Carlos, Grace Passô, Newton Moreno, Pedro Kosovski e Roberto Alvim, o projeto estabelece discussões acerca dos novos caminhos atravessados pelo gênero.

A curadora

Isabel Diegues é diretora editorial da Cobogó. Formada em Letras pela PUC-RJ, atuou como roteirista, produtora e diretora de cinema. Organizou publicações como Adriana Varejão – entre carnes e mares (2010), Pintura Brasileira Séc. XXI (2011) e Fotografia na arte Brasileira Séc. XXI (2013). Em sua produção cinematográfica destacam-se os premiados Vila Isabel (1998) e Marina (2003), dos quais foi roteirista e diretora, e Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, do qual foi a produtora. Em 2016, lançou o livro Diário de uma digressão (Uma viagem ao sertão do Piauí da Serra das Confusões até o mar), que é parte do Projeto Piauí, sobre uma viagem de observação feita com um grupo de artistas, e que resultou numa exposição de mesmo nome.